OPINIÃO

Auto sabotagem

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Relato de uma paciente: comi uma barra de chocolate inteira e exagerei em uma refeição, isso pode afetar no meu emagrecimento?

Digo que sim e que isso é comum, mas se não cuidar desses deslizes, pode acabar não dando continuidade à dieta.

Mas por que isso acontece?

Na verdade, esses tropeços não passam de armadilhas que são criados como forma de se auto-sabotar devido a razões diversas.

Seja pelo medo de fracassar ou até pelo medo de ser bem sucedido…

A auto sabotagem é um comportamento totalmente ilógico, tendência a repetir atitudes destrutivas,

Isso pode ocorrer devido algumas circunstâncias:

  1. Pular refeições ou cortar demais na quantidade de alimentos ingeridos O que fazer: Comer pouco, várias vezes ao dia, é uma das formas mais efetivas em como parar de comer compulsivamente, pois você sentirá menos fome e estará com o corpo mais nutrido.

  2. Recompensar os exercícios com comida (queimar calorias com exercício para comer mais ou por ter comido a mais) O que fazer: faça o exercício como uma forma de contribuir para o emagrecimento além de queimar as reservas de gorduras, como também para melhorar o condicionamento físico e de massa muscular

  3. Não dá a novos hábitos tempo para se estabelecer O que fazer: certifique-se de que o novo hábito que está tentando estabelecer é razoável e algo que pode realmente fazer. Reconheça que a mudança de comportamento é um processo, e que pode deslizar para velhos hábitos de vez em quando. E dê-se crédito para cada vez que executar um novo hábito no lugar do antigo, pois é a forma mais eficiente em como mudar hábitos de alimentação.

Outras Dicas:Descobrir o problema,entendê-lo e aprender como tratá-lo e superá-lo. Na maioria das vezes o motivo tem origem pela ansiedade, baixo autoestima e cobranças que fazem de si mesmo.

Busque uma motivação para seguir adiante, ajuda a se sentir mais fortalecido em relação aos no desejo de superação.

Estabeleça metas curtas alcançáveis, metas realistas de curto prazo, que podem ser diárias e semanais, dependendo da sua necessidade.

Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje, não adie os seus objetivos.

Gostou? Compartilhe