Quando o Comando da Brigada Militar encaminhou os apenados para a realização dos exames de corpo de delito na manhã dessa sexta-feira (02), no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), não recebeu o atendimento. Os residentes agora seguem a resolução do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul que regimenta que, nas localidades em que há médicos legistas devidamente designados e habilitados pelo Estado para exercer o trabalho, os demais médicos não estão obrigados eticamente a realizar exames de corpo de delito quando nomeados pelas autoridades policial ou judiciária.
A decisão foi feita considerando que há incompatibilidade na atuação do médico plantonista como médico perito, porque a prioridade daquele sempre deve ser o atendimento médico de pacientes, sobretudo em casos de urgência e emergência. A partir de agora, os encaminhamentos deverão ser realizados no Departamento Médico Legal (DML). A resolução data de novembro de 2009 e agora passa a ser cumprida pelos médicos residentes de Passo Fundo.
Na sexta-feira, apesar de a Brigada Militar também ter os exames negados pelo Hospital da Cidade, eles acabaram sendo realizados. O presídio não aceita receber os presos sem o atestado.
Exames passam a ser feitos exclusivamente no DML
· 1 min de leitura