Exames passam a ser feitos exclusivamente no DML

Residentes seguem resolução do Conselho Regional de Medicina do RS, que determina que, em cidades onde há médicos legistas devidamente designados, os demais não são encarregados do serviço

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Quando o Comando da Brigada Militar encaminhou os apenados para a realização dos exames de corpo de delito na manhã dessa sexta-feira (02), no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), não recebeu o atendimento. Os residentes agora seguem a resolução do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul que regimenta que, nas localidades em que há médicos legistas devidamente designados e habilitados pelo Estado para exercer o trabalho, os demais médicos não estão obrigados eticamente a realizar exames de corpo de delito quando nomeados pelas autoridades policial ou judiciária.

A decisão foi feita considerando que há incompatibilidade na atuação do médico plantonista como médico perito, porque a prioridade daquele sempre deve ser o atendimento médico de pacientes, sobretudo em casos de urgência e emergência. A partir de agora, os encaminhamentos deverão ser realizados no Departamento Médico Legal (DML). A resolução data de novembro de 2009 e agora passa a ser cumprida pelos médicos residentes de Passo Fundo.

Na sexta-feira, apesar de a Brigada Militar também ter os exames negados pelo Hospital da Cidade, eles acabaram sendo realizados. O presídio não aceita receber os presos sem o atestado.

Gostou? Compartilhe