Qualidade
Quando há uma retração, torna-se necessária uma expansão. Momentos difíceis também exigem uma postura arrojada. A Construmóveis 2015 mostrou a importância de uma vitrine. Sem apelos populistas e sem extravagâncias, reafirmou que o importante não é a quantidade de visitantes. O que vale é qualidade que gera resultados. Mesmo com número menor de expositores, ofereceu conforto na movimentação aos visitantes e, ainda, encantos para os olhos. Se há incertezas, não é difícil ofertar a solidez dos imóveis. E a aceitação da proposta foi boa, pois os resultados superaram as expectativas. A quantidade agita, mas nunca supera a qualidade. E a qualidade também quantifica o caixa.
Temporizadores
Retirados no ano passado, os temporizadores estão de volta às sinaleiras de Passo Fundo. Agora é um novo modelo que entra em operação, com indicativo de tempo em uma barra vertical. Os que foram retirados mostravam o tempo em um indicador redondo. Pelo novo ou pelo antigo dispositivo, é um instrumento que facilita a vida de pedestres e motoristas. São muito bem-vindos os novos temporizadores. E os equipamentos que foram retirados, serão reaproveitados? Podem ser de grande utilidade, pois, até então, parece que funcionavam direitinho.
Lombadas
Sempre tive um ranço em relação aos artifícios que obstruem o trânsito, especialmente os quebra-molas, que considero um dispositivo arcaico e perigoso. As substitutas são as lombadas eletrônicas. Em caminhada ao Boqueirão, observei que muitas estão em fase de instalação. O trânsito deve fluir, mas preservar a integridade física é mais importante. Se necessárias, então devem mesmo entrar em operação. O importante é que cumpram a missão de coibir os abusos de velocidade. Multar é uma ação secundária para suprir a falta de educação.
Incertezas
Faltam 363 dias para as eleições municipais, programadas para 02 de outubro de 2016. Em Passo Fundo há poucas certezas e muitas incertezas em relação aos candidatos a prefeito. O PDT é a grande incógnita. O partido não concorreu com candidato próprio apenas na última eleição. E, agora, terá um nome do partido para disputar a Prefeitura ou optará por uma coligação? O PT, segundo colocado em 2012, terá candidato próprio? E será que uma terceira ou quarta força não pode surpreender?
Certezas
A um ano das eleições, dois nomes estão definidos. Luciano Azevedo concorre à reeleição e Osvaldo Gomes também é candidato. Luciano agora vem com a roupagem do PSB, apoiado pelo uníssono grupo de Beto Albuquerque. Osvaldo é do PP, cobiçado pelo PSDB e com força no PMDB. Agora, o importante no tabuleiro podem ser os movimentos das peças do PDT e do PMDB. Fora isso, sabemos que Luciano e Osvaldo são candidatíssimos.