Ao contrário das edições anteriores, a 35ª Romaria de Aparecida, marcada para o próximo domingo, em Passo Fundo, não terá os tradicionais vendedores ambulantes ao longo da RS 153. A decisão foi tomada pelo Departamento Autônomo de Estrada de Rodagem (Daer), por questões de segurança.
Cerca de 100 mil pessoas devem participar da procissão. Segundo o reitor do Santuário Nossa Senhora Aparecida, padre Mateus Danieli, a estrutura já está montada. O pórtico recebeu nova pintura e o altar principal passou por reformas. “Realizamos a troca da imagem de Aparecida, ela é uma cópia fiel da imagem encontrada pelos pescadores no rio Parnaíba, em São Paulo” explica.
Os preparativos para a romaria, cujo tema é 'Com a Mãe Maria, vamos cuidar da vida!' iniciaram em maio deste ano. Pelo menos mil voluntários trabalham na organização do evento. A partir desta quarta-feira, iniciam a preparação de cinco mil cucas para serem comercializadas durante a festa. Os cartões para a venda das cucas, no valor de R$ 6 cada e churrascos, R$ 50 o espeto, já estão sendo vendidos na secretaria da Catedral até às 12h de sábado (10/10).
Como ocorreu no ano passado, também não será permitida a presença de vendedores ambulantes dentro do santuário. No entanto, o público poderá conhecer e adquirir produtos expostos na II Mostra de Ações Sociais e Solidária. A iniciativa reúne projetos da Cáritas Diocesana, Leão XIII, entre outras, que recebem apoio da igreja.