Ações objetivam recuperação do Rio Passo Fundo

A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Meio Ambiente, busca reduzir os impactos da poluição, remover os resíduos alocados nas barreiras de contenção e nos contêineres e incentivar a preservação ambiental.

Por
· 1 min de leitura
Nas três barreiras de contenção instaladas ao longo do rio foram retirados 134 quilos de resíduosNas três barreiras de contenção instaladas ao longo do rio foram retirados 134 quilos de resíduos
Nas três barreiras de contenção instaladas ao longo do rio foram retirados 134 quilos de resíduos
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O trabalho permanente de monitoramento e limpeza do Rio Passo Fundo, incluindo o Arroio Santo Antônio e arredores, tem diagnóstico mensal para avaliar os avanços na área. A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Meio Ambiente, busca reduzir os impactos da poluição, remover os resíduos alocados nas barreiras de contenção e nos contêineres e incentivar a preservação ambiental.

Nas três barreiras de contenção instaladas ao longo do rio - ponte da Rua Graciosa Preto, ponte da Rua Uruguai e ponte às margens BR 285 - foram retirados 134 quilos de resíduos. Nos contêineres alocados junto às comunidades ribeirinhas - bairros Petrópolis, Manoel Corralo, Centro, Vila Popular e Vila Annes - foram recolhidas 32 mil toneladas de resíduos.

A iniciativa faz parte das ações do Programa de Desenvolvimento Integrado do Município de Passo Fundo (PRODIN), que conta com quatro eixos de atuação em programas de caráter socioambiental, entre eles, o Programa de Recuperação de Passivos Ambientais (PRPA), que realiza o diagnóstico mensal para acompanhar os dispositivos de monitoramento do Rio Passo Fundo e Arroio Santo Antônio.

A Prefeitura, através do PRODIN promove inúmeras ações para melhorar a vida dos passo-fundenses. Os outros três eixos são: o Programa de Comunicação Social e Educação Ambiental (PCSEA), voltado à educação ambiental para as comunidades que moram próximo ao Rio Passo Fundo e instituições de ensino; o Programa de Monitoramento Ambiental (PMA); e o Programa de Controle Ambiental de Obras (PCAO).
Mais detalhes sobre o projeto, assim como denúncias, podem ser feitas pelo telefone da Secretaria de Meio Ambiente (54) 3311-5494.

 

Gostou? Compartilhe