Chuva continua nos próximos dias

Somando ao restante do mês, são 71mm, o que representa 47% da média histórica para o mês de outubro que é de 154 milímetros.

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Parte do feriadão será com chuva. De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio, a frente fria que chegou na região na madrugada de quinta-feira, provocando chuva forte, trovoadas e rajadas de vento de até 61 quilômetros por hora, pode ocasionar ainda queda de granizo em pontos isolados.

Das 9h às 15h de quinta-feira (08) choveu 50 milímetros, ou seja, em apenas seis horas foram 30% da média esperada para o mês. Somando ao restante do mês, são 71mm, o que representa 47% da média histórica para o mês de outubro que é de 154 milímetros.

Na sexta-feira (09), as temperaturas entram em ligeiro declínio à noite e a mínima deve ser 14ºC e a máxima 20ºC. No sábado (10), o tempo deve ser instável ainda e as temperaturas ficam entre os 10ºC e 18ºC. No domingo (11), dia da Romaria de Nossa Senhora Aparecida, há possibilidade de pancadas de chuva no final da tarde e as temperaturas devem ficar entre os 12ºC e os 20ºC. Os organizadores da procissão reforçam que a atividade acontece mesmo com chuva. Na segunda-feira (12), não há previsão de chuva.

No Estado
No Rio Grande do Sul, nove equipes da Defesa Civil estão, desde o primeiro alerta meteorológico, atendendo as comunidades atingidas pelas fortes chuvas e queda de granizo. Em Alegrete, choveu 192mm e o rio Ibirapuitã chegou a 7,25 metros. Cinco famílias ficaram desalojadas. Em Mato Leitão, o rio Gravataí está com 3,72m acima do nível normal. No município de Mata, 30 famílias (somando aproximadamente 120 pessoas) foram transferidas pela Defesa Civil para o Salão Paroquial da Igreja Santo Antônio. A prefeitura foi inundada e 30 residências ficaram danificadas. O córrego Poraíma preocupa a população em função da cheia, e estradas vicinais e pontes estão bloqueadas.

Em Santa Maria foram mais de 220mm de chuva, deixando 27 famílias desabrigadas e 300 residências danificadas. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil Municipal e a Regional da Defesa Civil do Estado atuam na assistência às comunidades. Além disso, para preservar a segurança dos usuários, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) interditou a RSC-287, a cinco quilômetros do acesso à cidade. A medida foi tomada após o aterro de encontro à cabeceira da ponte ruir no quilômetro 227,6.

Já no município de Santiago, um dos mais atingidos, choveu 192mm entre a noite de quarta-feira, quando começou a queda de granizo, até a manhã desta quinta-feira. Na localidade de Sinimbu, ocorreram chuvas de 200mm, e no distrito de Linha Grande, a 15 quilômetros de Santa Maria, um agricultor faleceu ao ser atingido por uma descarga elétrica. O nível do rio Pardinho também preocupa a comunidade. Estradas vicinais e pontes estão bloqueadas. Quaraí registrou 138mm de chuvas, Faxinal do Soturno tem seis comunidades isoladas por causa da cheia do rio Soturno e, em São Gabriel, até o momento, choveu 150mm e 12 famílias estão abrigadas em casas de familiares e vizinhos.

 

Gostou? Compartilhe