Reunião debate o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

O plano ocorre por iniciativa do Executivo, pela Secretaria de Meio Ambiente, e deve ser gerido de forma participativa e articulada com diversos segmentos da sociedade

Por
· 1 min de leitura
Reunião foi realizada nesta quarta-feiraReunião foi realizada nesta quarta-feira
Reunião foi realizada nesta quarta-feira
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Na manhã desta quarta-feira (7), no Plenarinho da Câmara de Vereadores, a Comissão de Educação e Bem-Estar Social (Cebes) realizou reunião para tratar sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Participaram o presidente da Cebes, vereador Sidnei Ávila (PDT), a vereadora Claudia Furlaneto (PT) e os vereadores: Alex Necker (PCdoB), Claudio Rufa Soldá (PMDB), Aristeu Dalla Lana (PTB), Eduardo Peliciolli (PR) e Rui Lorenzato (PT). Estavam presentes representantes do Fórum da Agenda 21, Grupo Ecológico Sentinelas dos Pampas, da Associação dos Moradores do Centro, da empresa de consultoria e planejamento ambiental Acauã, da empresa Via Norte e do Ibama.

O representante do Fórum da Agenda 21, Ademar Marques, esclarece que o plano atende uma determinação da Lei Municipal de Resíduos que define a Política de Resíduos e sua gestão. O plano ocorre por iniciativa do Executivo, pela Secretaria de Meio Ambiente, e deve ser gerido de forma participativa e articulada com diversos segmentos da sociedade. Marques comenta que o Plano vem sendo confeccionado desde maio e está sendo finalizada a fase de diagnóstico. Ainda nesta semana inicia a fase de proposição, ou seja, de formulação de diretrizes e estratégias que tem como objetivo regulamentar as ações e solucionar os problemas enfrentados.

“Dentro destas diretrizes e proposições devem estar contidas as soluções para se resolver questões relacionadas a coleta seletiva, recolhimento dos resíduos, destinação correta do resíduo na construção civil, a situação dos catadores, o descarte irregular de resíduo, entre outras”, comenta Marques que também destaca a importância do debate na Casa Legislativa. “ Como esta Casa vai receber o Plano por envio do Executivo, para se transformar em lei, já estamos debatendo com os vereadores as questões e apontando soluções”, frisou Marques.

O presidente da Cebes, Sidnei Ávila, comenta que como proposições da reunião serão realizadas visitas aos municípios de Santa Cecília e Caxias do Sul, que são modelos na questão do descarte de resíduos e da reciclagem. “Também vamos buscar fiscalizar a questão do uso dos contêineres, já que hoje se verifica a utilização dos mesmos para descarte do material produzido pelo comércio, e não é este o objetivo. Vamos também buscar encaminhar uma política de reciclagem mais abrangente para o município, pois produzimos 130 toneladas dia, apenas 2% é reciclado temos, muito o que avançar”, disse o vereador.

 

Gostou? Compartilhe