Romaria sai mesmo com chuva

Cerca de 100 mil fieis são esperados para a segunda maior festa em honra a Nossa Senhora Aparecida no Brasil

Por
· 2 min de leitura
Procissão até o santuário se inicia às 8h em frente à Catedral Metropolitana, com qualquer tempoProcissão até o santuário se inicia às 8h em frente à Catedral Metropolitana, com qualquer tempo
Procissão até o santuário se inicia às 8h em frente à Catedral Metropolitana, com qualquer tempo
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O feriadão em Passo Fundo será marcado pela devoção à Nossa Senhora Aparecida, padroeira da Arquidiocese de Passo Fundo. Cerca de 100 mil pessoas são esperadas para a procissão deste domingo (11). A caminhada até o santuário se inicia às 8h em frente à Catedral Metropolitana, com qualquer tempo. Antes, às 7h, haverá missa na Catedral. O tema escolhido para este ano é “Com a Mãe Maria, vamos cuidar da vida!”. Os preparativos se iniciaram ainda em maio deste ano e contam com o apoio de pelo menos mil voluntários.

A Romaria de Passo Fundo é a segunda maior realizada em honra a Nossa Senhora Aparecida. O tema da 35ª edição está ligado ao Plano de Evangelização, que definiu 2015 como o ano do Cuidado com a Vida. Outras temáticas também motivam o evento. Conforme o reitor do Santuário de Nossa Senhora Aparecida de Passo Fundo, padre Mateus Danieli, a família e em preparação aos 300 anos da aparição da imagem da santa em São Paulo também estão entre as motivações. Os romeiros também poderão conferir a 2ª Mostra de ações solidárias e o tradicional churrasco ao meio-dia.
O reitor do Santuário Nossa Senhora Aparecida, padre Mateus Danieli, explica que a estrutura já foi preparada e o pórtico recebeu nova pintura e o altar principal passou por reformas. “Realizamos a troca da imagem de Aparecida, ela é uma cópia fiel da imagem encontrada pelos pescadores no rio Parnaíba, em São Paulo” explica.

Vendedores ambulantes
Esta edição da Romaria não deverá ter a presença de vendedores ambulantes, como em anos anteriores. O Departamento Autônomo de Estrada de Rodagem (Daer) não permitirá que vendedores permaneçam às margens da ERS-153, por medida de segurança. Além disso, como já ocorreu no ano passado, não será permitida a presença de vendedores ambulantes dentro do santuário. No entanto, o público poderá conhecer e adquirir produtos expostos na II Mostra de Ações Sociais e Solidária. A iniciativa reúne projetos da Cáritas Diocesana, Leão XIII, entre outras, que recebem apoio da igreja. O objetivo é o de valorizar os grupos de Economia Popular Solidária. Serão oferecidos produtos como artesanatos, panificação, lanches, sucos, agroindústria familiar e itens orgânicos hortigranjeiros.

Cuca e churrasco
Os cartões para a venda das cucas, no valor de R$ 6 cada, e churrasco, R$ 50 o espeto com aproximadamente dois quilos de carne cada, estão sendo vendidos na secretaria da Catedral até às 12h de sábado (10/10). Para esta edição, cerca de 3,8 mil cucas foram produzidas por voluntários para serem comercializadas durante a romaria.

Trajeto da procissão
O percurso da romaria, entre a Catedral até o Santuário, é de aproximadamente sete quilômetros. Os fieis passarão pelas ruas General Neto, Avenida Brasil e ERS 153. Na rodovia, os romeiros caminharão pela pista da esquerda, sentido centro/santuário. A Guarda Municipal de Trânsito e a Polícia Rodoviária Estadual estarão organizando o trânsito e orientando os motoristas. A saída para os veículos no Santuário será pelo bairro Santa Marta. A Brigada Militar estará presente para garantir a segurança. Além disso, serão contratados seguranças particulares. Também será oferecido atendimento médico de emergência. Coletivos urbanos estarão no local para realizar o transporte dos romeiros. A organização do evento salienta que há estacionamento no Santuário.

História
A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada nas águas do Rio Paraíba em outubro de 1717. Ela foi achada, em duas partes, nas redes de três pescadores. Conta a história que depois de terem retirado a imagem da água, os pescadores que antes não tinham conseguido pescar, retiraram peixes em abundância do rio. A coroa de ouro que está na imagem exposta na Basílica de Nossa Senhora Aparecida foi doada pela princesa Isabel. O manto azul anil foi colocado na imagem no ano de 1904.

Programação:
7h: Missa na Catedral
8h: Saída da procissão na Catedral
10h30: Missa campal no Santuário
12h: Churrasco
14h30: Bênção

Gostou? Compartilhe