A cidade de Passo Fundo tem mais uma figura ilustre na galeria dos cidadãos honorários do município. A sessão solene, com plenário lotado, foi realizada na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, no início da noite de sexta-feira (09), prestou homenagem ao atual secretário extraordinário de Projetos Especiais e Captação de Recursos do governo municipal, o professor e ex-vereador Édison Armando de Franco Nunes, com o título de Cidadão Honorário.
“Aqui constitui minha família e iniciei minha vida profissional, devo muito a Passo Fundo e fico feliz por este reconhecimento da comunidade que não canso de ajudar e buscar mais desenvolvimento para melhora a vida de todos. Agradeço a minha família e meus amigos, por entenderem minhas ausências”, disse emocionado o homenageado que desembarcou em 1973 na cidade, vindo de São Gabriel.
O prefeito Luciano Azevedo esteve presente e destacou a justa e merecida homenagem pela trajetória da vida pública de Édison Nunes, principalmente, pela contribuição que tem dado para a administração municipal.
Conforme o autor da homenagem, vereador Pedro Danelli (PPS), Édison Nunes ao longo de sua vida pública prestou relevantes serviços ao município na área da educação e desenvolvimento e, hoje ainda, trabalha em prol da comunidade. “O sempre vereador e secretário Édison é destas figuras ímpares na política e na vida social, que busca o desenvolvimento da cidade sem medir esforços e mantêm um grande círculo de amizade e bons relacionamentos. Merece o reconhecimento da cidade por sua dedicação”, observou Pedro Danelli.
Trajetória
Édison Armando de Franco Nunes foi funcionário público federal, atuando no Ministério da Agricultura, onde aposentou-se em 1997, exercendo a função de fiscal federal agropecuário.
No período de 1993 a 1995 foi secretário municipal de Agricultura em Passo Fundo, oportunidade em que criou de forma pioneira no Brasil o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal. Entre abril de 1995 e maio de 1996, desempenhou a função de diretor do Departamento de Produção Animal da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul.
Atuou como vereador por três mandatos, de 1997 a 2000, de 2001 a 2004 e de 2005 a 2008. Professor da Universidade de Passo Fundo, foi o criador do curso de Medicina Veterinária da UPF e idealizador do Hospital Veterinário da instituição. Atualmente, é membro da Academia Riograndense de Medicina Veterinária, ocupando a cadeira de imortal número 17.