OPINIÃO

Coluna Saul Spinelli

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Corsan

Ao longo dos tempos o movimento comunitário teve um papel importante na discussão dos problemas relacionados ao abastecimento de àgua e tratamento de esgoto. Foi em 1998 a coleta de assinaturas e entrega ao Ministério Público e com isto o processo que resultou nos investimentos em coleta e tratamento de esgoto cloacal. Temos muito ainda a conquistar, mas com certeza muito foi feito. O abastecimento de àgua nas vilas foi outro debate e as caixas de àgua resolveram as constantes suspenções no abastecimento. A tarifa social e mudanças na emissão da conta de àgua foram outros debates que resultaram em melhorias na relação comunidade e Corsan. Um bate papo entre dois lideres comunitários que respeito vai com certeza resultar em outro grande debate, o cumprimento do contrato assinado entre a Corsan e municipio de Passo Fundo. Luis Valendorf, Presidente eleito e Antônio dos Santos que presidiu a Uampaf estiveram conversando sobre a falta de coleta e tratamento de esgoto em grande parte da cidade. O contrato preve obras, prazos e metas, mas pelo ritmo que andam as obras a compahia não cumpre e nem cumprirá com o contrato.

 

Forças

Acredito na gestão de Luis Valendorf e sei que o movimento comunitário vai ter novamente o papel especial que sempre teve na sociedade. Luis tem o real entendimento do papel do movimento na defesa da sociedade e conta com capacidade para reunir todas as forças do movimento em torno de uma bandeira coletiva. As melhorias no transporte coletivo com a garantia de passagem integrada, 100% de coletivos adpatados para deficientes, passagem mais barata, linhas planejadas e garantia para os trabalhadores será outro tema que a Uampaf vai chamar para o movimento e avançar neste tema. Valendorf é homem preparado para isto e tem além de legitimidade, força e coragem para abrir estes dois debates que tanto nossa sociedade precisa. Parabéns aos líderes que enfrentam estes problemas e continuam a lutar pelos direitos da nossa população.

 

Ministério Público

Ana Cristina Ferrareze Cirne, Promotora da àrea de educação esteve na semana que passou no hospital São Vicente de Paulo. O tema foi a garantia de educação para as nossas crianças e adolescentes que estão em tratamento oncológico. O debate avançou e junto com o médico Pablo Santiago haveremos de em pouco temo ter este serviço aos nossos pequenos. Parabéns Ministério Público por estar perto dos que precisam.

 

Ministério Público II

Na semana que passou vimos outra ação do MP trazer resultados práticos as nossas crianças e adolescentes. Desta vez foi a ação da Promotora Clarissa Simões Machado. A Promotora criou o projeto egrégora para a participação da sociedade nas casas de acolhimento. A Faculdade Anhanguera atráves de seus alunos entregpou quatro casinhas de brinquedo para as crianças e ainda 87 kits de doces aos acolhidos. Temos em breve outras iniciativas do egrégora que certamente irão beneficiar o público que tanto precisa. Parabéns.

 

Crise

Tenho visto muitos se aproveitarem da crise para extorquir do povo. Aumentam os preços, escondem estoques, demitem funcionários e obrigam os que ficam trabalharem o dobro. Os banqueiros ganham na crise e ganham no desenvolvimento. O aumento da gasolina, todos sabem que repercute em tudo e quem paga é o povo pobre. Dificil aceitar e mais dificil ainda é debater politica com a população que cansa de ver nos noticiários as mordomias da corte.

 

Conselho Tutelar

um dos orgãos mais importantes na defesa dos direitos das crianças e adolescentes e que temos que divulgar, respeitar e qualificar. Homens e mulheres da comunidade que acabam enfrentando de frente os abusos que se fazem contra as nossas crianças. Triste ver os abusos sexuais de crianças e muito trsite ver que são praticados em muitas vezes pelos que deveriam defender os pequenos. Espancamentos, exploração, negligência e outras violências. Temos que fortalecer este orgão e ainda a ação do Ministério Público e Judiciário. Nossa crianças precisam e merecem.

 

 

Gostou? Compartilhe