Erechim está entre as cerca de 300 cidades brasileiras que vão integrar o roteiro do revezamento da tocha olímpica. Na manhã de quinta-feira (8), o prefeito Paulo Polis (PT) firmou o contrato com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Ri0 2016. Desde julho já estavam confirmadas 83 cidades brasileiras, dentre as quais Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria. Aproximadamente 1.200 pessoas vão carregar por 200 metros a tocha no revezamento. O Comitê organizador estima que seja percorrido 20 mil quilômetros por ruas e estradas bem como 10 mil milhas aéreas.
I I
Como vem ocorrendo desde 1896 quando teve início os jogos olímpicos da era moderna, a cerimônia do acendimento da tocha será realizada em Olímpia, na Grécia. O Brasil será o primeiro país da América do Sul a sediar uma edição dos jogos olímpicos. O revezamento da tocha terá inicio em Brasília no mês de maio, e nos noventa dias seguintes, até a abertura da Olimpíada Rio 2016, no dia 05 de agosto, vai percorrer os diferentes quadrantes do país. Os condutores da tocha serão escolhidos pelo poder público e selecionados através das campanhas dos patrocinadores. O prazo para inscrição encerra na próxima quinta-feira (15).
Curtas:
# O deputado estadual Altemir Tortelli (PT) aproveitou a pesquisa realizada por um jornal da capital e o Instituto Methodus para tecer críticas ao governo do Estado.
# Parlamentar petista com base eleitoral na região norte do RS Torteli alfinetou o governador Sartori ao afirmar que se trata de “um governo que nunca teve propostas para o Estado”.
# Em nota a assessoria do deputado apontou como “velho o receituário de arrocho, privatizações e aumento de impostos” apresentado pelo governo a sociedade rio-grandense.
# A Câmara de Vereadores de Estação aprovou na sessão do dia 05 de outubro a Lei nº 1.310, que estabelece o Refis, programa de recuperação fiscal.
# A iniciativa do poder executivo vai garantir aos contribuintes em débito a quitação com abono de 80% dos juros e isenção de 100% de multas.
# Inúmeros eventos estão programados para os últimos três meses do ano na região.
# Na sexta-feira passada (02), mais de 450 pessoas participaram da segunda edição do Fórum Norte Gaúcho da Soja, em Ipiranga do Sul.
# Entre os dias 15 e 18 deste mês acontece em Getúlio Vargas a Mostra da Construção: 1ª Feira Setorial, no Centro Comunitário Centenário.
# A Mostra é uma promoção da Associação Comercial (Accias), Prefeitura de Getúlio Vargas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e Câmara de Dirigentes Lojistas de Getúlio Vargas – CDL.
# Entre os dias 22 e 25 de outubro será realizada a 4ª Expo-Charrua, uma parceria da Associação Comercial, e dos poderes executivo e legislativo.
# Com o slogan “A feira que nos une” acontece entre os dias sete e 15 de novembro a Frinape 2015.
# Considerada uma das maiores feiras do interior do RS a Frinape será realizada no Parque da Accie, em Erechim.
Dito & Feito:
Está a caminho a criação da Frente Parlamentar das Pequenas Centrais Hidrelétricas. A iniciativa do deputado Juliano Roso (PCdoB) conta com o apoio de outros 39 colegas. O objetivo do jovem deputado comunista, que cumpre seu primeiro mandato no Palácio Farroupilha, e a criação de um grupo na Assembleia para debater e fomentar o setor.