OPINIÃO

Fontes em Off - 19/10/2015

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Pesquisa
A professora Denize Grzybovski, vinculada à Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade de Passo Fundo (Feac/UPF), teve um estudo publicado no livro Developing Next Generation Leaders for Transgenerational Entrepreneurial Family. A obra, que acabou de ser lançada, contém a pesquisa desenvolvida pela docente, em parceria com as pesquisadoras Maria Teresa Roscoe (Fundação Dom Cabral - MG) e Adriane Vieira (UFMG - MG). Com base no estudo de caso da empresa Braile Biomédica, o trabalho aborda três temas relevantes para pesquisas sobre empresa familiar, que são: capital social familiar, empreendedorismo transgeracional e aprendizagem transgeracional.  O livro, em versão digital, pode ser acessado no link https://goo.gl/LWKsqp. O estudo da professora Denize integra o capítulo 9, parte III, que versa sobre o tema “Estrutura e preparação de líderes da próxima geração”.

Educação Ambiental
Acontece nesta segunda-feira (19), às 9h da manhã o lançamento da Cartilha de Educação Ambiental - Passo Fundo: do rio à cidade. Conhecer para cuidar. O evento ocorre na Escola Municipal de Educação Infantil Padre Zezinho, na rua Olavo Bilac s/n° esquina com a rua São Lucas, no loteamento Umbu.

Reforma política
A Câmara de Vereadores de Passo Fundo promove nesta segunda-feira (19), reunião com o deputado federal Elvino Bohn Gass (PT). A reunião acontecerá no Plenarinho da Casa Legislativa às 9h30min. Participam do debate os vereadores integrantes  da Frente: Rui Lorenzato (PT), Alex Necker (PCdoB), Wilson Lill (PSB), Alberi Grando (PDT) e Renato Tiecher (SD).

DPVAT I 

Na próxima semana, dias 19 e 20 de outubro de 2015, segunda e terça-feira, respectivamente, acontece, no Fórum de Passo Fundo, mais um Mutirão Dpvat, sob a coordenação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania ­CEJUSC. Na oportunidade, processos já previamente indicados pela Seguradora Líder, decorrentes de acidente de trânsito em que o cidadão tenha ficado com alguma incapacidade, terão andamento. A proposta é que a pessoa, no mesmo instante, realiza a perícia e o laudo será emitido na hora, e encaminhado com o processo para a sessão de conciliação. O valor da indenização que cada parte irá receber dependerá do grau de incapacidade avaliada por peritos judiciais e da seguradora, de acordo com a tabela especificada em lei.

DPVAT II
Havendo acordo, o valor será pago pela seguradora no prazo de 30 dias a contar da data da homologação pelo Magistrado, mediante um cheque nominal à parte ou depositado judicialmente. Trinta a menos que o ano passado. Segundo o Dr. Átila, a expectativa é que que neste ano o índice de acordos seja superior ao ano de 2014, que resultou em uma média de 60%.  As sessões de Conciliação acontecerão de quinze em quinze dias. Este ano foram indicados em torno de 270 processos pela seguradora. Dúvidas e informações podem ser sanadas com o CEJUSC Passo Fundo pelo telefone 054 3311­5377 – ramal – 2015 – falar com o Servidor Carlos Dantas.

Tarde de Campo 
Na última semana, agricultores da região de Casca participaram de uma tarde de campo sobre Bovinocultura de Leite. A atividade foi organizada pela Emater/RS-Ascar e Santa Clara e buscou a troca de experiências sobre solos, adubação, bem-estar animal e nutrição de bovinos. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Casca, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Mig-Plus. Estiveram presentes o vice-prefeito de Casca, Domingos Claudio Kujawa, e o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Oriberto Adami. Foram abordados temas como o tratamento e análise do solo, nutrição animal, bem-estar animal e adubação e pastagens.  

Gostou? Compartilhe