Passo Fundo avança nas práticas integrativas e complementares

Experiência piloto de Acupuntura está sendo desenvolvida junto a unidade de saúde do Bairro Nenê Graeff

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em busca de uma política pública transversal na área de saúde, o município iniciou as ações da Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares, ligadas diretamente à política nacional que trata do tema. O desenvolvimento deste novo campo tem o objetivo de prevenir agravos e manter mecanismos naturais de recuperação, com vínculo terapêutico e voltado para a humanização do atendimento e do relacionamento do ser humano com o meio ambiente.

Em Passo Fundo, os médicos da rede municipal receberam capacitação específica para trabalhar com dois insumos que o município passou a oferecer nas farmácias públicas: o Guaco (Mikaniaglomerata), para tosse e resfriados, e a Espinheira Santa (Maytenus Ilicifolia), para gastrites e desconfortos abdominais. Ainda, o encontro trouxe o debate sobre novos insumos para 2016, quando a Secretaria de Saúde pretende incorporar mais dois medicamentos fitoterápicos.

Outra iniciativa é o oferecimento de Acupuntura, uma experiência piloto que está sendo desenvolvida junto a unidade de saúde do Bairro Nenê Graeff. As práticas são indicadas nos processos analgésicos e de enfrentamento de ansiedades.

De acordo com o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, a iniciativa ajuda a complementar os tratamentos médicos tradicionais. “É uma alternativa que agrega e nos ajuda a trazer melhores resultados para os tratamentos já convencionais. Além disso, é possível humanizar o atendimento, a fim de cuidar do paciente como um todo”.

Mais informações pelo telefone da Secretaria de Saúde (54) 3316-1000.

Gostou? Compartilhe