Automóveis
Passo Fundo teve um final de semana nostálgico e cheirando a gasolina. Grande público compareceu no Encontro de Veículos Antigos e Especiais. Não faltaram atrativos para quem tem baixa quilometragem ou para os mais rodados. Os apaixonados por carros tiveram dois dias para conhecer raridades e apreciar máquinas incríveis. Foi também uma oportunidade para reencontrar velhos amigos de estrada. Não faltaram modelos como o Landau, Charger RT, Opala, Corcel, Dodginho, caminhonetas Ford e GM, Fuscas e tantos outros mais ou menos conhecidos. Independente do ano ou categoria, eles são impecáveis. Assim, além da dedicação dos proprietários, também devemos reverenciar o trabalho dos mecânicos e restauradores.
-------
Aviões
De olho na aviação, o deputado Juliano Roso está propondo a cobrança do IPVA para aviões. Aproveitando que está voando alto em matéria tributária, seria um bom momento para propor algumas reduções de impostos. Então, seguem duas sugestões para o deputado passo-fundense incentivar a aviação. A primeira é a redução da alíquota do ICMS sobre combustíveis de aviação. A outra é a isenção do tributo nos voos da aviação regional. Seria um fôlego para decolar, com efeitos irrisórios na arrecadação estadual. Até porque o desenvolvimento não desembarca em estações rodoviárias. Ele chega pelos aeroportos.
Trens
Automóveis, aviões e por que não trens? O transporte ferroviário de passageiros caiu no esquecimento dos passo-fundenses. Teve seu auge na primeira metade do século XX, quando o trem atravessava a cidade para chegar à antiga Gare. Porém, em 1980, contamos com uma linha entre Passo Fundo e Porto Alegre utilizando o modelo então conhecido como “Trem Húngaro”. A viagem maravilhosa, pela fascinante paisagem da Ferrovia do Trigo, foi apenas um trenzinho de brinquedo que operou por poucos meses. Sem avião e sem trem, tem gente pensando em utilizar a caravela que já está ali na saída da cidade.
------
Constatação
Ontem, domingo, os supermercados não abriram em Passo Fundo. Na segunda-feira passada também estavam fechados. Portanto, não trabalharam dias 12 e 18 de outubro. Fecharam na segunda-feira e, em seguida, no domingo. Em sete dias, exatamente uma semana, os supermercados abriram as portas em cinco dias e fecharam em dois.
Trilha sonora
O que é já era ótimo, pode ficar melhor. O grupo esloveno Perpetuum Jazzile tira uma onda com Wave, de Tom Jobim. Valeu, Nino Machado, pela dica via Face.
https://www.youtube.com/watch?v=N9b48jMQlvg&feature=player_embedded