Os visitantes da Mostra da Construção – 1ª Feira Setorial de Getúlio Vargas se surpreenderam. Promovido pela ACCIAS, CDL e Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas, o evento foi aberto oficialmente no final da tarde de quinta-feira (15) e se estendeu até a noite de domingo (18), no Centro Comunitário Centenário. Os quarenta expositores apresentaram as novidades em material de construção, decoração, móveis, tintas, jardinagem e paisagismo. Nos estandes das imobiliárias e incorporadoras uma variada opção de apartamentos, casas, salas comerciais e terrenos.
II
A iniciativa ocorre no momento em que o setor da construção civil sofre uma retração. Os dados, que revelam um encolhimento de 35% na venda de imóveis no país em 2014, não inibiram os dirigentes das entidades promotoras. Dados da Secretaria de Obras do município revelam que de outubro do ano passado a setembro último, foram expedidos 150 alvarás. Apesar da queda em relação ao período anterior, a média mensal ficou em doze novas obras, o equivalente a três a cada semana. No período foram expedidos 120 habite-se, certidão que confere que o novo imóvel seguiu as exigências previstas e está em condições de uso.
III
O número de edifícios construídos no centro da cidade e nos bairros nos últimos anos aponta uma tendência à verticalização. A geração de postos de trabalho, o incremento no comércio e o aumento da arrecadação de impostos são visíveis. Mas a preocupação dos investidores, profissionais da área e das autoridades vão muito além do progresso econômico. O destino dos entulhos tem sido um problema recorrente. O mesmo se dá com o transporte a armazenamento do material de construção e do esgoto pluvial e cloacal. O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, que está sendo elaborado, deve adequar o anterior, em vigor há mais de duas décadas.
Curtas:
# A viagem do deputado estadual Jardel (PSD) acompanhado de um assessor a Europa repercutiu também em Getúlio Vargas.
# O gasto em passagens e diárias do ex. jogador de futebol e o assessor a Portugal e Itália está estimado em R$ 37 mil.
# Cumprindo seu primeiro mandato o parlamentar não apresentou até o momento nenhum projeto no Palácio Farroupilha.
# O voto do deputado Jardel foi decisivo para que fosse aprovado projeto enviado pelo governo do Estado para o reajuste do ICMS.
# Na campanha eleitoral ele esteve em Getúlio Vargas acompanhado pelo amigo e deputado federal Danrlei de Deus (PSD).
# Por unanimidade a Câmara de Estação aprovou a indicação número 18/2015, de autoria dos vereadores Lírio Centofante (PDT) e Márcio Luís Lima (PMDB).
# A proposta é para que executivo solicite aos proprietários de imóveis localizados na Avenida Lido Tagliari sejam oficiados acerca da regularização dos passeios públicos.
# O trecho apontado pelos vereadores vai do campo do Lutador ao final do perímetro urbano, no sentido RS-135.
# O Núcleo do Cooperativismo do Alto Uruguai promoveu na sexta-feira (16) seu 3º simpósio.
# O evento aconteceu no Salão de Atos da URI Erechim e ofereceu ao público quatro palestras ao longo da manhã.
# Pedido de providência do vereador Daniel Fernandez (PP) foi apreciado na sessão da Câmara de Getúlio Vargas ocorrida na noite de quinta-feira (15).
# O vereador, que integra a bancada governista, quer que a administração Prezzotto/Soligo providencia a reforma dos bancos existentes na Praça Flores da Cunha.
# De igual modo que mais bancos sejam adquiridos pela municipalidade e que os mesmos sejam fixados, evitando assim que sejam deslocados.
# Na mesma sessão o vereador Nilton Scariot (PT) sugeriu a mesa diretora o encaminhamento de uma moção a equipe da Rádio Sideral, parabenizando pela realização do Show Criança no último dia 12 de outubro.
Dito & Feito:
Natural de São Valentim, município da região norte do RS, o deputado Celso Pansera (PMDB) foi indicado pela presidente Dilma (PT) para o Ministério da Ciência e Tecnologia. Formado em Letras (UERJ), foi secretário-geral da União Nacional dos Estudantes. Em 1992 deixou o PT e participou da fundação da Frente Revolucionária, embrião do PSTU. Pansera oi militante do PSB e há dois anos entrou para o PMDB, tendo sido eleito no ano passado deputado federal pelo Rio de Janeiro com 56 mil votos.