OPINIÃO

Coluna Saul Spinelli

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

União de esforços
O Centro de oncologia infantil do HSVP é um sonho de muitos e capitaneado pelo médico Pablo Santiago que reuniu várias pessoas em torno deste grande projeto. Com a parte estrutural pronta o centro começa a ganhar acabamento e tem o tema espaço sideral. Com uma reunião semanal o grupo define metas e estratégias, já que pretendem antes do final de 2015 entregar o novo espaço para a equipe, pacientes e familiares. O grupo também articula com o Ministério Público a presença de uma professora que possa além de aplicar provas, validar para as crianças e adolescentes este período que ficam no hospital. Parabéns, pois nossas crianças precisam e merecem a atenção que todos têm dedicados para este projeto.

Imposto de renda
Aos amigos que pagam imposto de renda é hora de pensar no Leãozinho, isto porque o dinheiro que você não deposita no fundo municipal da criança e adolescente acaba indo para Brasília. Se informe com o seu contador e faça a sua doação. Isto é coisa séria e tenha certeza que o Conselho municipal dos direitos da criança e adolescente tem feito um esforço muito grande para que as doações sejam direcionadas para entidades que cuidam dos nossos pequenos. Vamos lá, se informe e faça a doação. Dinheiro que você pagaria para Brasília fica em Passo Fundo.

Idoso
Os amigos podem também fazer a doação no fundo do idoso e com isto beneficiar os projetos nesta área. Divulgue, compartilhe, faça a doação e mude nossa realidade. Podemos deixar mais de R$ 2 milhões por ano em Passo Fundo e este valor não tem chegado nem na metade. Se informe com seu contador e faça a diferença.

Uma missa diferente
A missa na Cohab II é diferente e acaba por ser muito agradável também. Neste mês do outubro rosa os participantes ouviram informações sobre saúde e prevenção. Importância do auto exame, da mamografia depois dos 40 anos, do preventivo, da alimentação, dos exercícios, amamentação e ainda dos números de mortes precoces de homens e mulheres. No Brasil em 2014 surgiram mais 5º mil casos de câncer de mama e no mundo este número ultrapassou 1 milhão.  Prevenir é com certeza o melhor remédio. O cuidar do espírito e do corpo, tem sido a mensagem nas missas da paróquia Santa Rita de Cássia.

Cigarro e bebida
Sei que muitos irão ser contra, mas enfim faz parte. Teríamos que ter os mesmos critérios com a bebida alcoólica que tivemos e temos com o cigarro. Muita propaganda e permissão de consumo em locais públicos, ruas, praças e onde desejarem. Pessoas dirigindo alcoolizadas e provocando acidentes, mortes, agressões domésticas e doenças.

Bebida II
Os números são alarmantes e mesmo assim vemos pessoas públicas defenderem a liberação da bebida alcoólica sem regras e com isto causando estragos em nossa sociedade. Jovens consumindo e hoje vemos cada vez mais pessoas novas com problemas renais. São números reais que não queremos enxergar, devido os altos impostos pagos pela indústria da bebida. A luz vermelha acendeu e faz tempo.

Reforma
Chega ser ridícula para não dizer outra coisa à reforma política de 2015. Agora a janela em março, que para mim é a legalização da bagunça. Esperar do congresso nacional alguma ação descente a favor do Brasil é definitivamente acreditar em papai Noel. 

Gostou? Compartilhe