Se o tempo colaborar, a previsão da Secretaria Municipal de Segurança Pública é de que no prazo de 30 a 40 dias os novos equipamentos de fiscalização eletrônica, compostos pelos controladores de velocidade das lombadas eletrônicas e dos semáforos, estejam novamente funcionando. Os equipamentos foram todos desligados ontem (20), porque o contrato com a empresa que realizava este serviço venceu no dia anterior (19) e os novos equipamentos, da empresa vencedora da licitação, ainda não terminaram de ser instalados e aferidos.
Conforme o secretário adjunto de Segurança Pública, Ruberson Stieven, os novos equipamentos somente podem entrar em funcionamento depois que forem aferidos pelo Inmetro. “Os antigos equipamentos que estavam funcionando foram desligados, pois o contrato com a empresa anterior venceu no dia 19. Nossa preocupação agora é com a segurança viária, dos cruzamentos, da velocidade, então estamos fazendo com que seja terminado este trabalho o quanto antes”, salienta.
Por conta disso, a secretaria está com um novo plano de ação em que será disponibilizado um número maior de agentes de Trânsito para realizar um trabalho ostensivo nos cruzamentos, evitando, por exemplo, que motoristas avancem o sinal vermelho, e que aconteçam acidentes. “Pedimos que as pessoas tenham o máximo de atenção para que trafeguem em segurança”, destaca Stieven.
Os novos semáforos com temporizador já foram instalados, assim como a parte estrutural das novas lombadas eletrônicas. “Mas falta a parte lógica que está começando a ser instalada, dos lastros na via, que são os cortes para instalação dos sensores. Posterior a isso vai ser instalada a parte visual e o próximo passo é a aferição com o Inmetro”, explica. Esta aferição, em todos os equipamentos, tem previsão para começar no início do mês de mês de novembro.
Realocação de lombadas
A fiscalização eletrônica do perímetro urbano de Passo Fundo é composta de 48 faixas de lombadas eletrônicas e 95 furões, que são os controladores dos semáforos. “É importante salientar que tínhamos 64 faixas e houve uma redução de 25% dessas lombadas, no ano de 2013, a pedido da administração, para readequar os pontos e houve também a realocação de alguns pontos”, comenta Stieven
De acordo com ele, as lombadas que ficavam em frente à antiga Cesa, por exemplo, foram realocadas para a Avenida Brasil, na entrada da cidade, no trevo que dá acesso à BR 285, onde há um grande fluxo de veículos e pedestres. “O estudo técnico feito no local apontou a necessidade de velocidade naquele ponto, até porque lá também houve grandes acidentes”, argumenta. Outra mudança de local foram as lombadas no Boqueirão, em que as que ficavam em frente à antiga Renault, foram recolocadas na curva da Guaracar, onde também o estudo técnico apontou a necessidade em virtude do número de acidentes e da alta velocidade utilizada pelos motoristas naquele local.
Seguem obras nas ruas
Durante a segunda e a terça-feira (19 e 20) o trabalho de instalação dos sensores foi intensificado na parte central da cidade o que, segundo Stieven, foi realizado em virtude da previsão de menor movimento por conta da greve dos bancos. Entre hoje (21) e nos próximos dias, as obras de retirada da camada de asfalto para colocação dos sensores continua nas regiões mais afastadas da região central, como é o caso do bairro do Boqueirão e da Avenida Presidente Vargas. Concomitante a isso, a empresa que teve o contrato vencido, começa a retirada, no período da noite, os furões das sinaleiras.