Passo Fundo é a quinta cidade do Estado em Boas Práticas de Transparência na Internet

Prêmio que destaca transparência dos municípios na Internet foi entregue ontem pelo tribunal de Contas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Prefeitura de Passo Fundo conquistou pelo segundo ano consecutivo o Prêmio de Boas Práticas de Transparência na Internet, concedido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). A premiação é dedicada às cidades onde os poderes Executivo e Legislativo implantaram uma linha de acessibilidade e comunicação das ações na Internet. Passo Fundo ficou em quinto lugar entre os municípios do Estado, atrás apenas de quatro cidades da região Metropolitana de Porto Alegre.

Na tarde dessa terça-feira (20), no Auditório do Ministério Público de Porto Alegre, o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, recebeu o diploma de menção honrosa do prêmio, junto com o selo digital para o município, na certificação da qualidade do Portal de Transparência de Passo Fundo.

“Esse é mais um reconhecimento da transparência nas ações e atividades do governo municipal. Uma vitória da cidade, em que qualquer cidadão pode acompanhar a qualquer instante e local o que acontece na vida administrativa de Passo Fundo. Estamos contentes por estar pelo segundo ano consecutivo entre os municípios que cumprem as normas de acesso às informações”, disse Luciano, que destacou o trabalho desenvolvido pelos servidores da Coordenadoria de Tecnologia e Informação (CTEC) da Prefeitura.

No site da Prefeitura de Passo Fundo estão publicadas informações que dão transparência à gestão municipal, como por exemplo: informações organizacionais, informações dos quadros funcionais, dados sobre licitações e contratos celebrados e registros das despesas e receitas, entre outros. Recentemente o site recebeu nova configuração de design, tornando-se mais atrativo e funcional.

A coordenadora da CTEC e secretária-adjunta da Administração, Eliana de Zorzi, explica que o setor atua de forma a atender plenamente aos critérios adotados pelo TCE, bem como legislações pertinentes ao tema da transparência e acesso à informação. “Buscamos constantemente a aplicação de boas práticas de TI para contribuir para a transparência da Administração Pública”, explicou. Os sites foram avaliados entre julho e agosto de 2015, com base na metodologia desenvolvida pelo TCE-RS, onde é aferido se os poderes disponibilizam informações relacionadas às suas atividades, conforme previsto nas leis de Acesso à Informação.

Gostou? Compartilhe