Público Agropecuário e Mídia Agrícola são as categorias do Prêmio Folha Verde, da Assembleia Legislativa do RS, do qual a Emater/RS-Ascar foi vencedora. Nesta quinta edição, foram dez os vencedores, sendo que a categoria de Mídia Agrícola é destinada ao programa de TV Rio Grande Rural, produzido há quase 18 anos por jornalistas da Gerência de Comunicação da Emater/RS-Ascar e veiculado atualmente em 17 emissoras, entre elas a Rede Vida, a TVE/RS e a TV Brasil, além de vários canais universitários e institucionais. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 7 de dezembro.
Instituído pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, o prêmio é conferido a pessoas, instituições e empresas que se destacaram no seu trabalho de fortalecimento do setor primário e o desenvolvimento da economia gaúcha. Nesta quinta edição do prêmio, os candidatos foram indicados por 20 deputados estaduais e definidos, na última segunda-feira (19), por jornalistas e representantes dos poderes públicos estadual e federal ligados ao setor agropecuário do Estado.
Para o presidente da Emater/RS, Clair Tomé Kuhn, “o prêmio é uma grande distinção, que reconhece o trabalho e a história de 60 anos da assistência social e técnica ao homem do campo”. Kuhn destaca ainda que o prêmio é estendido a todos os extensionistas, “que fazem o trabalho na ponta. Isso é motivador e nos dá ainda mais compromissos para mantermos a qualidade do nosso trabalho no campo”. Para a Comunicação, observa o presidente, o prêmio Folha Verde comprova que o programa de TV é visto também por pessoas não atendidas diretamente pela Extensão Rural. “As mídias sociais propiciam essa disseminação da informação e a Emater ser reconhecida é motivo de orgulho e também de compromisso”, afirmou Kuhn.
Reconhecimento
Sobre o Prêmio Folha Verde para Mídia Agrícola, o gerente de Comunicação da Emater/RS-Ascar, Marco Medronha, analisa que o RG Rural vem ocupando os primeiros lugares de audiência nos canais onde é veiculado. “O resultado do prêmio representa não só o trabalho dos profissionais da Comunicação, mas dos extensionistas, que no campo executam as ações de Extensão Rural e que nos propiciam as pautas”. Medronha também cita o apoio de diversos parceiros, “que também colaboram com a produção das pautas”.
Nesta semana, o Rio Grande Rural chega à 880ª edição e em março deve atingir os mil programas, todos com reportagens de cunho social e técnico, que mostram o trabalho da Extensão Rural e Social no RS. É possível ainda conferir as reportagens do RG Rural através do site da Emater/RS-Ascar (www.emater.tche.br) e no canal do Youtube, pelo