A quantidade de chuva nos últimos 50 dias contribuíram para que a média esperada para todo o ano de 2015 fosse atingida já no mês de outubro. O friozinho que chegou na quinta-feira (22), continua neste final de semana, com possibilidade de chuva no decorrer do domingo. As temperaturas devem ficar entre os 14ºC e 24ºC.
A média histórica de chuva para o ano de 2015, que é de 1.803 milímetros, foi atingida. Até o momento choveu 1.807 milímetros. De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo/ Inmet, Ivegndonei Sampaio, esta quantidade de chuva é devido ao El Niño, que está atuando desde junho. “Me chamou a atenção porque ainda faltam dois meses para o final do ano de 2015 e já atingimos a média para todo o ano”, destacou Sampaio.
Nos últimos 50 dias, choveram quase 460 milímetros. Só nos últimos 22 dias de outubro, foram registrados 257 milímetros, 67% acima da média para o mês, que é de 153 milímetros. De acordo com Sampaio, estes números são normais para esta época do ano. “Em outubro de 1997, choveu 550 milímetros. Nos meses de setembro e outubro é comum chuva acima da média”, assegurou o observador meteorológico.
Previsão para os próximos dias
As temperaturas serão amenas e há previsão de chuva no domingo. Durante o sábado (24), o dia será de céu nublado a nublado. A temperatura mínima prevista é de 14ºC e a máxima de 24ºC. O domingo (25) deverá ser de céu nublado a encoberto, com possibilidade de chuva no decorrer do período. As temperaturas devem ficar entre os 14ºC e os 20ºC. “O friozinho é devido a chuva, a umidade e a nebulosidade que fazem com que as temperaturas máximas não elevem tanto e provocam esta sensação de frio”, esclareceu Sampaio.
Na segunda-feira (26), o tempo permanece com céu nublado a encoberto com previsão de chuva com temperaturas entre os 14ºC e os 24ºC. E na terça-feira (27), a previsão permanece a mesma, no entanto as temperaturas entram em elevação gradativa. A mínima é de 14ºC e a máxima é de 26ºC.