A comunidade passo-fundense está convidada para conhecer, na próxima segunda-feira (26), o relatório final do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo (PEDEL), do Programa de Desenvolvimento Integrado (RODIN). A apresentação acontecerá durante a reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Passo Fundo (CDES-PF), marcada para as 19h, no anfiteatro da Faculdade de Medicina da UPF (andar térreo).
Conforme ressalta o secretário Executivo do CDES-PF, Ginez de Campos, é importante a participação de todos no evento. "As diretrizes apontadas pelo relatório final tem por objetivo o estabelecimento de ações e projetos estratégicos por parte do executivo municipal, visando promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental do nosso município", disse Ginez.
O PEDEL foi desenvolvido pela equipe técnica da empresa de consultoria Vertrag Planejamento Ltda., como uma ferramenta que contribui na avaliação de tendências e perspectivas para economia e sociedade, tanto no âmbito municipal quanto regional. A ideia é modernizar a estrutura física e estética da cidade, além de impulsionar os principais potenciais. Conforme o estudo realizado, Passo Fundo é uma das três cidades consideradas capitais regionais do Estado, onde a economia influência e é influenciada por uma região de articulação que envolve mais de 800 mil habitantes.
Entre as áreas de destaque, o agronegócio continua forte e consolidado, porém, a relevância foi dada para a saúde e a educação. O setor metal-mecânico também aponta para a expansão, ao lado da indústria de laticínios e a construção civil. Por fim, Passo Fundo tem grande potencial em ativos tecnológicos, o que é considerado um benefício no quesito de inovação.