A Defesa Civil Regional de Passo Fundo encaminhou ontem mais 12 toneladas de doações aos atingidos pelas enchentes na região de Rio Grande. Esta é a segunda remessa de donativos que beneficiarão as famílias da região sul. Outras duas cargas devem ser enviadas e a população ainda pode fazer doações principalmente de materiais de higiene e limpeza e alimentos não perecíveis. Neste momento não há a necessidade de doação de roupas para as pessoas atingidas.
O coordenador regional da Defesa Civil, major Jamir Lago, destaca que na semana passada já havia sido encaminhada a Rio Grande uma carga com cerca de 10 toneladas de doações que, somada aos donativos enviados ontem, chega a 22 toneladas de doações. Uma nova carga deve ser enviada entre quarta e quinta-feira, com as cerca de 10 toneladas ainda depositadas na sede da Defesa Civil, mais o que for arrecadado até o meio da semana. Na próxima segunda-feira (02/11) um novo carregamento será encaminhado com os materiais arrecadados até sábado. O major explica que neste momento a maior necessidade das pessoas é de materiais de limpeza como água sanitária, sabão em pó, vassouras e rodos, e alimentos perecíveis.
Para doar
As doações para os atingidos pelas chuvas podem ser feitas na rede de supermercados da Comercial Zaffari, nas lojas Stock Center, nas unidades da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e na própria Defesa Civil, junto ao 3º Regimento de Polícia Montada (3ºRPMon). A orientação é de que os donativos sejam entregues até sábado para que haja tempo de organizar todo o material para encaminhar a nova carga. Além disso, pessoas que tiverem interesse em colaborar voluntariamente com a organização das doações recebidas podem procurar a Defesa Civil para obter informações. São parceiros da campanha o Lions Club, a força Voluntária e as Mãos que Ajudam.