Condicionantes
Com a mudança do prazo para filiações antes das eleições (a exigência passou para seis meses antes do pleito) os partidos políticos deram uma freada nas negociações. É período de sondagens e especulações e tempo de arrumar o ambiente interno. É o que está fazendo o PDT. Nesta terça à noite realiza a reunião ordinária mensal do diretório. Na pauta, assuntos gerais e eleições. O debate é natural garantiu o presidente Celmiro Mesquita. O PDT, segundo ele, trabalha com duas possibilidades, mas a segunda só entrará em cena depois de esgotadas todas as chances da primeira. “Estamos construindo um candidato a prefeito e não a vice”, pontuou Mesquita. A possibilidade de participar de uma aliança com o candidato a vice só vai acontecer sob duas hipóteses: primeiro, se nenhum dos nomes sondados aceitar o desafio de ser candidato a prefeito; segundo se o partido que propor coligação aceitar aliança na proporcional. O PDT, segundo Mesquita conversa com todos os partidos e estuda todos os cenários.
Concessão
Entendimento do presidente da Acisa, Marco Mattos, que também é advogado, é um belo argumento para que a Azul retome seus voos diários para Porto Alegre. Segundo Mattos, as empresas aéreas também atuam no sistema de concessão. Logo, se ela tem a concessão da linha deve operá-la ou repassar o direito para outra companhia.
Chances
Mas as chances de que o voo até a Capital seja retomado, surgiram ontem com o anúncio do Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional, pelo qual será dado incentivos às companhias para ampliar os voos regionais.
Otimista
O deputado Gilberto Capoani, PMDB, acredita que o governo conseguirá pagar a folha integralmente no dia 29. O pagamento deve ser feito um dia antes, porque na sexta-feira, 30, será ponto facultativo nas repartições públicas por conta do dia do servidor. No entanto, governo depende da arrecadação dos próximos três dias para definir se haverá ou não parcelamento.
É candidato
Ainda não se sabe a que cargo, mas o prefeito de Canoas, Jairo Jorge será candidato do PT em 2018. É o prefeito melhor avaliado no Estado, com 70% de aprovação, revolucionou Canoas e adotou a comunicação como sua aliada. No segundo mandato, estará encerrando a passagem pelo município em 31 de dezembro do próximo ano. Iniciou o mandato com um orçamento de R$ 400 milhões. Vai entregar com uma projeção orçamentária de R$ 1,5 bilhão. Não aumentou impostos. Ao contrário criou um sistema de redução de impostos. Jornalista por profissão, Jairo Jorge foi um dos palestrantes do Congresso da ADI, realizado em Bento Gonçalves, no final de semana.