OPINIÃO

Segurança

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Movimento comunitário
As eleições da União das Associações de Moradores revitalizam o movimento comunitário e isto tem sido positivo para as vilas. Luiz Valendorf tem visitado os bairros que não montaram chapas para que os mesmos se organizem em comissões provisórias e com isto reivindiquem em nome de suas comunidades. As impugnações feitas por falta de cumprimento de regras no edital mostram a seriedade do processo e a atenção da comissão eleitoral. São mais de 1000 lideranças envolvidas neste processo e a cidade vive novamente o clima de debate sobre os problemas da periferia.Os temas de segurança, saúde, educação e infra estrutura já começam aquecer os debates nos bairros. As comunidades cobram daqueles que pretendem assumir as entidades resultados práticos na melhora de qualidade de vida da população.

César Lopes
O empresário César Lopes faleceu neste final de semana e pegou seus amigos de surpresa. César que por muitos anos dirigiu a Meclo, empresa de sua propriedade deixa saudades. Foi um homem de bom debate e inteligente e desta forma querido por muitos. Neste final de semana faleceu também Laney Langâro que por décadas comandou o colunismo social em Passo Fundo.

Boqueirão Legal
Mesmo com o principal espaço em obras, a direção do Boqueirão Legal avisa que o Natal Ecológico será realizado em 2015. Será a 8° edição do evento e os voluntários prometem atividades novas neste ano. A segurança é a principal preocupação do grupo e por isto foram feitas reuniões com a guarda de trânsito e Brigada Militar.

Segurança
A volta do posto móvel nos bairros começa a ser debatido e isto somente será possível em parceria da Brigada Militar, Prefeitura e movimento comunitário. Este tema já é motivo de debates entre as lideranças que agora com a nova diretoria da união eleita ficam seguras de efetivar a reivindicação.

Espaços públicos
As comunidades estão ocupando os espaços públicos, sejam eles canteiros, praças, ginásios, escolas ou campos de futebol. Caminhadas, esportes ou uma roda de chimarrão. Isto tem sido uma das grandes conquistas de uma população que até pouco tempo não tinham onde desfrutar do seu lazer.

Academias
As academias ao ar livre têm sido utilizadas por famílias. Não é raro ver avós e seus netos ou filhos praticando exercícios. A última instalada na Vila Hípica foi aplaudida principalmente pelos grupos de terceira idade daquela região. Se o povo utiliza, o marginal não aparece.

Ministério Público
Serão cinco dias de qualificação para os novos conselheiros e toda a rede de proteção das crianças e adolescentes. O Ministério Público através da Promotora Clarissa Simões Machado e o Condica estarão debatendo temas como legislação, fluxo da rede além de temas que influenciam o dia a dia do Conselho Tutelar. Também o Ministério Público, através da Promotora Ana Cristina Cirne estará debatendo a FICAI, ficha de freqüência escolar das crianças e adolescentes. Temos um Ministério Público atuante em Passo Fundo e quem ganha com isto são nossas crianças. Conselho tutelar toma posse em janeiro em novo espaço físico, qualificado e estruturado. Luta de muitos que passaram por este órgão e levantaram estas bandeiras.

Trânsito nas vilas
Com o asfaltamento de muitas ruas nas vilas, cresce a necessidade de sinalização das vias públicas. A velocidade dos carros e imprudência de motoristas e pedestres colabora para acidentes e muitos deles são graves. Quebra molas, redutores, emplacamento e campanhas nas escolas é urgente. E não adianta esperamos apenas do Poder público, é urgente que as próprias escolas, associações de pais e mestres e de moradores realizem campanhas educativas para nossos alunos.

Gostou? Compartilhe