Padronização
O município estuda a possibilidade de instituir velocidade mínima padrão para todas as vias públicas. Será de 50 Km/h. Segundo o secretário da Segurança Pública, João Darci Gonçalves da Rosa, pasta que está envolvida diretamente nos estudos, a velocidade média constatada na Avenida Brasil é de 26 Km/h para carros pequenos e de 18Km/ para transporte coletivo. Em alguns pontos da cidade a velocidade permitida é de 60Km/h. A padronização objetiva melhorar o fluxo, dando possibilidade a que o motorista mantenha uma constância ao invés de ser obrigado a reduziu ou aumentar a velocidade de acordo com o ponto em que está. Sobre o sincronismo dos semáforos, a grande dificuldade não está mais no equipamento que faz a programação, mas nos cruzamentos, especialmente da Avenida Brasil. Nos horários de pico, o que o setor de trânsito consegue é alternar a sincronização de um lado para outro da Brasil. Isso quer dizer que quando há sincronia no sentido Boqueirão-Petrópolis, não há do outro lado da via.
Calote
Instituições de ensino privado levaram mais um calote do governo federal esta semana. A denúncia foi feita pelo Sinepe. Na segunda-feira (26), as instituições privadas que participam do FIES esperavam do Ministério da Educação a recompra de títulos. No entanto, receberam na terça (27) somente 80% do valor. “Mais uma vez, o governo federal descumpre o calendário que ele mesmo elaborou e deixa as IES com dificuldade financeira”, ressalta o presidente do Sindicato, Bruno Eizerik. A estimativa é de que o governo deva, só para as instituições gaúchas, mais de R$ 80 milhões.
Como funciona
O MEC paga as faculdades que aderem ao FIES com títulos públicos, que são usados por elas para quitar contribuições previdenciárias e outros tributos federais. Quando o valor que o governo tem que repassar é maior que o débito com impostos, ocorre a recompra de títulos, ou seja, a faculdade recebe em dinheiro essa diferença. É parte desse dinheiro, da recompra, que está em atraso e sem previsão de pagamento.
Fica
Vereador Gleison Consalter, PT, não pretende deixar o partido, como chegou a ser cogitado recentemente. Vai buscar a reeleição pelo PT, em 2016.
Salários
O governo do Estado reúne hoje, às 10h, representantes dos servidores estaduais para expor a situação das finanças. No mesmo encontro vai anunciar como será o pagamento deste mês.