O mês de novembro é caracterizado pelo aumento do número de ocorrência de focos dos mosquitos aedes aegypti e aedes albopictus. Entre outros fatores, a elevação das temperaturas favorece a proliferação destes insetos. Outra situação que exige atenção está relacionada ao Dia de Finados e a maior movimentação e ornamentação de cemitérios com vasos de flores em homenagem às pessoas queridas já falecidas. Neste ano, os principais cemitérios de Passo Fundo contarão com placas e faixas informativas sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação destes mosquitos. A Prefeitura também disponibilizará areia nestes locais para ser colocada nos vasos de flores. Vale o alerta, o preenchimento deve ser feito até a borda do recipiente.
Conforme a coordenadora do Núcleo de Vigilância Ambiental em Saúde de Passo Fundo Ivânia Silvestrin apesar de ter ocorrido uma diminuição no registro de novos focos, eles ainda aparecem. Até o momento foram registrados 574 focos do aedes aegypti e 169 do albopictus. Neste ano, Passo Fundo registrou ainda nove casos de dengue: um autóctone e oito importados.
Ivânia explica que em todos os cemitérios de Passo Fundo já foram encontrados focos do mosquito da dengue, por isso é necessário que as pessoas colaborem. “Se os visitantes deixarem recipientes com água parada, com certeza encontraremos mais focos”, alerta. A orientação é para que se evite vasos com pratinhos e que todo o recipiente utilizado para colocar flores (vasos, potes plásticos ou de vidro, e mesmo as embalagens decorativas) devem estar preenchidas com areia até a borda. A areia estará disponível nos cemitérios para que as pessoas a utilizem. “Se todos fizerem a sua parte teremos um verão mais tranquilo”, observa.
O período crítico para o aparecimento de focos dos mosquitos aedes aegypti e albopictus se estende de novembro a março. No entanto, em 2015, até o mês de maio houve ocorrência intensa de registros. Neste próximo mês, além da campanha de orientação nos cemitérios estão previstas ainda outras atividades, entre elas o Dia D de Combate a Dengue, ainda a ser definido. Também em novembro acontece mais um Levantamento de Índice Rápido (Lira) para verificar a situação do município, atendendo exigência do Ministério da Saúde.