Proporcionar um dia diferente dos demais e, nele, distribuir carinho e doces, além de despertar sorrisos: foi com esse objetivo que os estudantes do Colégio Notre Dame engajados no Programa de Voluntariado Jovem “Tribos nas Trilhas da Cidadania” organizaram, durante o mês, festas alusivas ao Dia das Crianças, para os atendidos pelo Projeto TransformAção em Arte e pela ONG Amor.
As comemorações, propostas pelos próprios jovens voluntários, representam apenas uma das ações planejadas e executadas pelos adolescentes que semanalmente visitam as entidades assistenciais, onde desenvolvem atividades que propiciam o desenvolvimento cognitivo, artístico e social dos cerca de 60 atendidos. Durante as Festas da Criança, os estudantes Notre Dame dedicaram-se exclusivamente a alegrar as crianças. Por isso, promoveram brincadeiras, ofereceram um lanche especial e presentearam-nas com doces.
Para realiza-las, contudo, os voluntários prepararam-se por meses. Durante a Festa Junina do Colégio Notre Dame, por exemplo, venderam ingressos para as brincadeiras tradicionais desses festejos populares. Com o valor arrecadado naquela ocasião, locaram os brinquedos infláveis que distraíram os beneficiados pela ação realizada em outubro, além de terem adquirido os doces e as massinhas de modelar que foram distribuídos aos pequenos.
Conforme a educadora Geovana da Silva, que supervisiona as atividades do grupo, o envolvimento dos jovens com ações como essa demonstra o valor da participação no programa de voluntariado. “A cada esforço para proporcionar momentos felizes aos atendidos, eles se tornam mais sensíveis e humanos”, destaca.
Além da recompensa pessoal, sentem-se retribuídos por dispor do seu tempo, da sua dedicação e da sua disposição, ao receberem as manifestações genuínas de gratidão das crianças: a confiança, os abraços e os sorrisos, comentam os voluntários que, com as Festas da Criança, encerram as intervenções junto às entidades nesse ano. Afinal, após os meses de engajamento nas “Tribos” é chegado o momento de avaliar a participação no Programa, compartilhando as experiências pessoais e celebrando a vivência delas.
“Tribos nas Trilhas da Cidadania”:
O programa “Tribos nas Trilhas da Cidadania”, criado em 2003, promove, entre os jovens, o voluntariado e os valores diretamente ligados a ele, como a cidadania, a responsabilidade, a solidariedade e o empreendedorismo. Atualmente, o projeto é desenvolvido em 8 regiões do Rio Grande do Sul, através de 414 tribos, instituídas em escolas de 80 municípios. No programa de voluntariado, os jovens, comprometidos em transformar a realidade, planejam e executam uma ação de mobilização social. Para isso, eles se reúnem em grupos, escolhem uma Trilha (Meio Ambiente, Cultura ou Educação para a Paz) e atuam junto à comunidade local.