OPINIÃO

Fatos - 31/10/2015

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Consumidor
A iniciativa do Ministério Público de Passo Fundo de investigar as empresas que vendem serviços de banda larga deve se constituir em um marco na relação empresa-consumidor. As pessoas estão tão acostumadas a não receber o serviço pelo qual pagam que, sequer, procuram os órgãos de defesa do consumidor para reclamar a respeito. A abertura de investigação por parte do MP pretende mudar esta lógica. Agora, quanto mais reclamações chegarem ao Balcão do Consumidor e ao Procon, melhor será para apurar o que de fato está acontecendo. Lembrando que o Balcão é um projeto de extensão da Faculdade de Direito da UPF e busca resolver questões de forma extrajudiciais. No entanto, o Procon, tem poder de polícia e pode mover as ações judiciais contra empresas que cometem abusos. Para tanto, o órgão precisa estar ajustado para fazer os encaminhamentos necessários. É inadmissível que uma cidade do porte de Passo Fundo não ofereça um Procon com capacidade mínima de atendimento da população.

INSS
O município de Tapejara comemora a confirmação de que vai sediar uma agência do INSS, ao mesmo tempo que fica na expectativa já que não há previsão de quanto. A informação foi dada pelo prefeito de Tapejara, Seger Luiz Menegaz (PMDB), que esteve em Brasília nesta semana. A sede do INSS deve facilitar a realização de perícias e outros atendimentos necessários. Falta só um detalhe: dinheiro.

Discussão
A Uampaf, presidida por Luizinho Valendorf, começa a negociar com a UPF uma parceria que visa agilizar a regularização fundiária nos bairros. O objetivo é obter das Faculdades de Direito e de Arquitetura a assessoria necessária para que isso se viabilize. Do Direito, a elaboração dos processos, e da Arquitetura, os laudos de topografia.

Controle?
A situação do Presídio Regional de Passo Fundo está fora de controle. Sem diretor titular, respondendo (só interinos respondem), a casa carcerária, além da superlotação está literalmente jogada às traças. Depois do episódio em que um preso diz ter ligado de dentro de uma cela para a Rádio Uirapuru, esta semana, na noite de quinta-feira houve uma fuga do semiaberto. No entanto, manifestação sobre o episódio só será dada na terça-feira. É que a sexta foi ponto facultativo por conta do dia do servidor público e estamos em pleno feriadão. E daí autoridades?

Patronos da Feira
Neste domingo, 1º de novembro, o presidente da Academia Passo-Fundense de Letras, Gilberto Cunha, vai coordenar um encontro de ex-patronos da Feira do Livro. Será às 18h, no palco do Bourbon. Portanto, estão convidados todos os ex-patronos da Feira. O objetivo é discutir a visão de cada um sobre feira de livro, contribuindo para o futuro da atividade.

Gostou? Compartilhe