O feriadão de Finados deve ser marcado pela instabilidade e pela nebulosidade em Passo Fundo. Uma frente fria que chegou ao Estado ainda na sexta-feira pode ocasionar temporais em áreas isoladas durante o sábado na região norte. Mesmo com as condições favoráveis, a chuva não deve ter a mesma intensidade daquelas que castigaram o Estado no mês de outubro, conforme informações da Estação Meteorológica Embrapa Trigo/Inmet.
O observador meteorológico Ivegndonei Sampaio lembra que a primavera é uma estação marcada pelos temporais e, geralmente, são os meses em que mais chove no ano. Neste ano, a influência do fenômeno El Niño intensifica o volume de chuvas. “As frentes frias tendem a chegar com maiores frequência e intensidade”, acrescenta. Quando essas frentes frias com nuvens carregadas encontram áreas de ar quente é onde geralmente ocorrem os temporais. Por isso eles atingem áreas isoladas.
Durante o sábado o dia vai ser encoberto com possibilidades de pancadas de chuva e trovoadas. A temperatura mínima fica próxima dos 16ºC e a máxima pode chegar aos 28ºC. No domingo o dia permanece nublado a encoberto com possibilidade de chuva. A temperatura mínima permanece próxima dos 16ºC e a máxima tem uma pequena queda e fica em 26ºC. Na segunda-feira, Dia de Finados, o dia deve ser instável com pancadas de chuva e períodos de melhoria. As temperaturas caem um pouco e a mínima fica em 15ºC e a máxima em 25ºC.
Na volta do feriadão, na terça-feira, o dia ainda terá instabilidade e haverá possibilidade de chuva. As temperaturas voltam a se elevar. A mínima deve ficar em 16ºC. A temperatura máxima já pode alcançar os 30ºC. Até a manhã de sexta-feira o acumulado de chuvas registrado pela Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet era de 262mm, o que representa 71% acima da média esperada para o período que é de 153mm. Durante o mês de outubro as médias de temperatura e umidade relativa do ar se mantiveram dentro da normalidade.