Cais Escola vai ampliar atendimento médico

Convênios firmados engtre UPF, Município e HSVP representam marco na saúde de Passo Fundo

Por
· 3 min de leitura
Assinatura de convênio ocorreu na Reitoria da UPFAssinatura de convênio ocorreu na Reitoria da UPF
Assinatura de convênio ocorreu na Reitoria da UPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Dois convênios que ampliam e qualificam atendimentos na área da saúde foram assinados na Reitoria da Universidade de Passo Fundo. Um deles foi firmado entre Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e Município de Passo Fundo e refere-se ao atendimento secundário de pacientes provenientes de Unidades Básicas de Saúde no Ambulatório do HSVP, que passa a ser chamado de Cais Escola. Mensalmente, devem ser realizadas cerca de 1.200 consultas em mais de 20 especialidades, incluindo os exames necessários. A segunda parceria foi firmada entre o Município e a FUPF e regulamenta atividades de ensino, pesquisa e extensão junto às unidades de saúde para atendimento curricular dos alunos da UPF dos cursos de graduação e pós-graduação.

Parcerias na área da saúde entre UPF, Prefeitura e HSVP já ocorrem há décadas, e os convênios assinados na tarde desta sexta-feira expandem e aprimoram os atendimentos disponibilizados gratuitamente à população. Para o reitor José Carlos Carles de Souza, iniciativas como essas consolidam a natureza comunitária  da UPF. “Temos obtido resultados excepcionais, tanto em benefício da comunidade quanto na preparação dos nossos acadêmicos, futuros profissionais da área da saúde”, considerou. Para a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Dalmolin, a colaboração entre Universidade, Município e HSVP integra ensino, serviço e comunidade e intensifica um novo olhar sobre a formação na área da saúde. “Hoje se busca uma formação voltada à atenção primária, e participar das atividades realizadas nas Unidades Básicas é essencial nesse contexto”, afirmou.

O diretor da Faculdade de Medicina, Gilberto Bortolini, ressaltou que os convênios representam uma grande integração entre a academia, o serviço e o poder público municipal. “Isso é um avanço significativo em benefício da população e demonstra evolução na área da saúde”, afirmou.

A presidente da FUPF Maristela Capacchi e a diretora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) Jurema Schons também prestigiaram a assinatura, bem como o procurador geral do município Adolfo Freitas, secretários municipais, professores de cursos da área da saúde e outras autoridades.

O prefeito Luciano Azevedo expôs sua satisfação pelas parcerias firmadas. “Passamos a oferecer um serviço ampliado e qualificado, junto com duas instituições âncora para Passo Fundo. A grande beneficiada é a população, que terá facilitado o acesso a atendimento especializado”, considerou. De acordo com o secretário de Saúde Luiz Artur Rosa Filho, no Cais Escola a Prefeitura entra como parceira em um serviço que já vinha sendo oferecido pela UPF e HSVP, por meio do qual será possível ampliar em 35% o número de consultas especializadas disponibilizadas à população. As consultas, de mais de 20 especialidades, serão realizadas por estudantes de Medicina supervisionados por professores. Futuramente, atendimentos de outras áreas da saúde, como Nutrição, Farmácia e Fonoaudiologia, devem ser incorporados. O serviço deve ser oferecido, de forma efetiva, a partir de fevereiro de 2016. Os pacientes serão encaminhados pelas Unidades Básicas e utilizarão sistema de teleagendamento.

A relevância da parceria, tanto para a comunidade, que receberá atendimento, quanto para os estudantes, que terão sua formação aprimorada, foi destacada pelo presidente do HSVP, Décio Ramos de Lima. “Este convênio mostra a nossa disponibilidade de contribuir com o desenvolvimento local, ao mesmo tempo em que cumprimos com nosso dever social”, mencionou. O administrador do hospital, Ilário De David, lembrou que desde o início da década de 1970 a Universidade desenvolve  atendimentos gratuitos da área da saúde em espaço de aproximadamente 1200 m² nas dependências do HSVP. O local passará por melhorias até o início do ano que vem, a fim de receber de forma adequada pacientes, estudantes e professores.

Cais Escola

O convênio entre FUPF, HSVP e Município refere-se ao atendimento de pacientes provenientes das Unidades Básicas de Saúde para a realização de consultas, realizadas por estudantes de Medicina supervisionados por professores. A Universidade disponibilizará o pessoal necessário para o funcionamento do Cais escola. Por sua vez, o HSVP fornecerá a infraestrutura física, bem como materiais necessários. Ao Município, cabe custear consultas e procedimentos médicos e exames laboratoriais e por imagem.

Atendimento curricular

O convênio entre FUPF e Município estabelece colaboração mútua para atividades de ensino, pesquisa e extensão junto ás unidades da rede de saúde do Município para atendimento curricular dos alunos da UPF dos cursos de graduação e pós-graduação da área da saúde. Os atendimentos devem ocorrer nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família localizadas em 10 bairros; em Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) de quatro bairros; Hospital Beneficente Dr. César Santos; Farmácias Central, de Medicamentos Especiais e Excepcionais e Popular; Centros de Atenção Psicossocial; e Vigilância em Saúde.

 

Gostou? Compartilhe