Dia de lembranças e homenagens

Movimento foi maior pela manhã. ?EUR tarde, a chuva atrapalhou a visita aos cemitérios

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

É a lei da vida. Todo ser que nasce um dia morre. Apesar da consciência de que esse é o destino comum para todos, quando se trata de um ente querido a perda nunca é um momento fácil. O feriado de Finados, para muitos, é o dia de atenuar esse sentimento, lembrando e homenageando aqueles que já se foram. Os cemitérios de Passo Fundo receberam hoje milhares de pessoas que reservaram a data para levar flores, limpar e organizar os túmulos dos entes queridos. O cemitério da Vera Cruz foi um dos mais movimentados e recebeu cerca de 110 mil visitantes. Antônio Augusto Wagner foi um deles. Para ele, o dia é uma forma de lembrar-se das pessoas importantes que passaram pela sua vida. “Hoje, parece que o pessoal está perdendo um pouco essa tradição. Nós temos uma raiz e precisamos honrá-la e cultuá-la para que possamos passá-la aos nossos descendentes. Eu tenho aqui mãe, pai, tios, padrinhos, uma porção de pessoas que foram importantes para mim. Nós ainda sentimos saudades e lembramos sempre. Não só nesse dia, mas em todos os dias da nossa vida, pois nos servem de exemplo em nossa caminhada”.

Santa Popular
A filha de Sônia Postal tinha apenas cinco anos quando adoeceu. A família não era de Passo Fundo, mas de uma cidade próxima, e veio até a cidade para pedir a benção e a ajuda da Santa Popular, Maria Elizabeth. “Essa fé vem há 15 anos, quando a minha filha ficou doente e nós viemos pedir para que ela intercedesse junto a Deus por nós. Fomos agraciados por uma benção muito grande”. A partir desse momento, a família visita o túmulo de Maria Elizabeth sempre que pode, toda a semana ou todo o mês, para agradecer pela ajuda que recebeu. Assim como Sônia, muitos outros fiéis visitam o cemitério da Vera Cruz, local que abriga a capela da Santa Popular, agradecendo por causas alcançadas e fazendo pedidos.

Limpeza
Para garantir a limpeza e deixar tudo pronto para receber os visitantes, a Secretaria de Serviços Gerais realizou, nas últimas semanas, a manutenção dos oito cemitérios de Passo Fundo: Vera Cruz, Petrópolis, Jardim da Colina, Santo Antônio, Ribeiros, São João, Roselândia e São Miguel.
De acordo o secretário municipal adjunto de Serviços Gerais, Nharam Vieira de Carvalho, nos cemitérios que não têm banheiros, foram disponibilizados banheiros químicos. Além disso, na entrada de cada cemitério foram colocados sacos de areia “para que as pessoas coloquem nos vasos, para evitar acúmulo de água e, com isso, a proliferação do mosquito da dengue. Disponibilizamos ainda os contêineres para receber o material que foi descartado dos túmulos pelos familiares, como coroas e vasos velhos”, destaca o secretário adjunto.

Gostou? Compartilhe