O Centro Municipal de Professores realiza na quinta-feira (05) assembleia para votar a fundação do Sindicato dos Professores Municipais de Passo Fundo, o CMP Sindicato. A assembleia, conforme já publicado via edital, será realizada no CTG Lalau Miranda, com 1ª Chamada às 8h e 2ª Chamada às 8h30min e todos os professores do município, celetistas e estatutários, são convocados a participar.
“Acreditamos que é chegada a hora de o magistério discutir e pensar alternativas para sua organização sindical, de modo transparente e sem receios. O movimento sindical (servidores/professores) deve unir-se nas questões comuns assim como já fizemos em outros momentos, o que não significa ter que estar atrelado a um único sindicato, mas sim atender as demandas oriundas da realidade do magistério”, afirma o representante do CMP Eduardo Albuquerque.
Expectativas
O foco do sindicato dos professores será a luta e organização da categoria a partir dos seus locais de trabalho. Conforme lembra Eduardo, com a criação do Sindicato de Professores a estrutura (logística e de recursos humanos) oferecida às lideranças possibilitará a implementação de serviços e a busca de parcerias. A partir da fundação do novo sindicato, professores municipais poderão negociar os próprios índices e condições de trabalho.
“As expectativas são grandes! Realizamos uma enquete nas escolas municipais que concluiu que há mais de 90% de aprovação para a criação de um sindicato para o magistério. A direção colegiada do CMP percebe um momento histórico aonde a condição do professor municipal será mudada para melhor e felizmente é isso que a categoria quer além da força que será somada ao se ter duas entidades fortes que consigam cuidar das particularidades dos trabalhadores que representam, unindo-se sempre que houver pautas comuns”, acrescenta o professor.
Mesmo sem ser um sindicato e contando com um caixa apertado que resulta da colaboração dos sócios da associação, o CMP é atuante junto à categoria também em outras épocas que não as de negociação salarial. Com professores que disponibilizam de seu tempo de folga ou de hora atividade e pagam o transporte do próprio bolso, a direção colegiada realiza visitas às escolas, conversa com professores e se faz presente em audiências públicas e assembleias, além de se reunir com os representantes das escolas uma vez por mês para saber as demandas de cada um dos educandários, que acabam por pautar as ações da associação.
O CMP ainda tem um forte compromisso com a formação da categoria e organiza atividades como Ciranda dos Saberes, que discute temas da atualidade uma vez ao mês e ainda o Congresso dos Professores Municipais, um evento que traz palestrantes de diversas áreas para um dia inteiro de discussão com o magistério.
SERVIÇO
Assembleia de Fundação do Sindicato dos Professores Municipais
Quem pode ir: somente professores da rede municipal de ensino (ativos e inativos)
Local: CTG Lalau Miranda
Primeira chamada: 8h
Segunda chamada: 8h30min