Mais um programa da Prefeitura de Passo Fundo será reconhecido com uma premiação em nível estadual. Nesta quinta-feira (5), em entrevista coletiva realizada em Porto Alegre, foram divulgados os 15 escolhidos para receberem o Prêmio Líderes & Vencedores 2015, promovido pela Federasul em parceria com a Assembleia Legislativa. A Prefeitura venceu na categoria Referência Educacional, com o Programa Escola de Hackers. De acordo com as diretrizes do prêmio, a categoria reconhece uma iniciativa educacional que impacta de forma expressiva no conhecimento e humanização do povo gaúcho.
Para o prefeito Luciano Azevedo, o Programa Escola de Hackers, que traz a programação de computadores para a sala de aula, é pioneiro e já colhe bons frutos. “Essa é a linguagem do século XXI, não podemos deixar de apostar no desenvolvimento de habilidades de nossos alunos. Ampliamos o acesso às novas tecnologias e incentivamos a formação na rede municipal para pensar um futuro com mais capacidade e compreensão destas informações”, ressaltou.
O secretário de Educação, Edemilson Brandão, ressalta que “o prêmio é um reconhecimento do trabalho que está sendo feito e, sobretudo, das ideias inovadores que estão sendo desenvolvidas”. O programa atua de maneira interdisciplinar e traz inúmeros benefícios aos alunos, como: melhor interpretação textos – para programar é preciso compreender o contexto; autonomia; corresponsabilização – em relação ao que acontece na escola e o envolvimento enquanto aluno; e o empoderamento pessoal.
De acordo com o idealizar do Escola de Hackers, o professor Dr. Adriano Canabarro Teixeira, o fato de um programa municipal voltado à programação de computadores ser escolhido como referência educacional destaca a vanguarda do programa. “Isso demonstra um caráter de inovação e de investimento público pesado em uma das competências que a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, acredita ser fundamental para o cidadão do mundo contemporâneo, a programação de computadores”, disse. Adriano ainda destaca o desenvolvimento cognitivo dos indivíduos pelo programa: “por que trabalhar a programação de computadores e não outra coisa? Vivemos num mundo de informação, é mais importante aprender algo, desenvolver habilidades cognitivas para trabalhar com o inusitado, com aquilo que eu não consigo prever”, finalizou Adriano.
A solenidade de entrega do Prêmio Líderes & Vencedores será no dia 12 de novembro, às 19h, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Estado, em Porto Alegre.
O que é hacker?
O hacker é aquela pessoa que desenvolve habilidades e técnicas em qualquer área, sendo movido pela criatividade para melhorar o mundo com sua atuação.
Programa Escola de Hackers
O Programa Escola de Hackers tem a intenção de oportunizar um espaço para o desenvolvimento de competências na área de programação de computadores e de raciocínio lógico-matemático para estudantes do Ensino Fundamental e da Educação Infantil das escolas públicas municipais. Entre seus objetivos, busca criar alternativas de utilização para os laboratórios de informática das escolas públicas, proporcionar atividades que visam o desenvolvimento de processos criativos, sistemáticos e colaborativos de aprendizagem e, por fim, fomentar o interesse em torno das áreas de informática e matemática.
O programa, que nasceu com a Escola de Hackers para alunos do Ensino Fundamental, apresenta dois desdobramentos: o Berçário de Hackers, voltados para crianças da Educação Infantil, a fim de trabalhar com noções básicas de lógica de programação; e a Escola de Hackers Avançada, criada para os participantes que obtiveram destaque na Escola de Hackers, com foco em desenvolver habilidades na área de robótica. A Prefeitura de Passo Fundo conta com apoio de três instituições de Ensino Superior do município para realizar o programa: Universidade de Passo Fundo (UPF), Faculdade Meridional (IMED) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
Prêmio Líderes & Vencedores
A premiação, realizada pela FEDERASUL e pela Assembleia Legislativa do Estado desde a década de 90, tem como objetivo identificar e valorizar projetos, empresas e líderes empreendedores que, em sua área de atuação, contribuem para um Rio Grande melhor. As categorias agraciadas são: Mérito Político, Sucesso Empresarial, Destaque Comunitário, Referência Educacional e Expressão Cultural.