Sol quase não deve aparecer nos próximos dias

Pouca variação entre as temperaturas máximas e mínimas e falta de sol está causando sensação térmica de mais frio

Por
· 2 min de leitura
Céu nublado será predominante até o final de semanaCéu nublado será predominante até o final de semana
Céu nublado será predominante até o final de semana
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O céu cinzento deve continuar sendo a paisagem nos próximos dias em Passo Fundo e na região. A previsão é de que o sol pouco apareça até pelo menos a próxima segunda-feira (9). Além disso, permanecem as condições para a sensação térmica de frio, embora as temperaturas mínimas não sejam tão baixas assim, segundo a previsão apontada pela Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet. “A área de instabilidade que vem predominando na região desde a última segunda-feira (2) está mantendo as temperaturas máximas muito próximas das mínimas, o que faz com que a sensação térmica seja de mais frio do que realmente está”, explica o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio. 

Para esta sexta-feira (6) a previsão é de céu nublado a encoberto e há possibilidade de chuva. A temperatura mínima deve ficar em 14ºC e a máxima não passa dos 21ºC. No sábado o céu continua nublado a encoberto e deve chover durante o dia. As temperaturas devem variar entre a míninma de 15ºC e a máxima de 24ºC. No domingo novas áreas de instabilidade se formam na região e ganham força, o que deve trazer chuva forte. A temperatura mínima prevista é de 16ºC e a máxima de 24ºC.

O restante do mês de novembro deve continuar chuvoso. Até a tarde de ontem (5) haviam sido registrados 27 milímetros, o que corresponde a 21% da média normal histórica para o mês que é de 132 milímetros. A expectativa é que também a primavera se encerre com chuvas acima da média, assim como deve acontecer durante o verão. E também não está descartada para o mês de novembro a ocorrência de temperaturas mínimas entre 8ºC e 10ºC.

Efeitos do El Niño
De acordo com o boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o Rio Grande do Sul, as anomalias positivas da temperatura da superfície do mar no Pacífico Equatorial destes últimos meses, confirma um evento El Niño forte até o final deste ano e durante o verão. Com isso, a previsão é de chuvas acima de média no restante da primavera e durante todo o verão. As regiões do estado que devem ser mais afetadas pelo fenômemo são a Norte, a Oeste e a Sudoeste. Com as chuvas acima da média também são esperadas temperaturas com valores médios um pouco acima do padrão climatológico, principalmente no mês de dezembro.

Defesa Civil alerta para chuvas intensas
Aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para o risco de chuvas intensas, com queda de granizo e descargas elétricas em grande parte do Rio Grande do Sul, com indicação de ocorrência a partir de ontem. Conforme o prognóstico, as regiões mais afetadas podem ser: Sudoeste, Sudeste, Noroeste, Nordeste, Metropolitana, Centro Oriental e Centro Ocidental. A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do RS já está com suas equipes de apoio preparadas caso a previsão se confirme. Problemas ou situações de risco podem ser informados através do telefone de Emergência, que atende 24 horas, através do número 199. Informações também podem ser obtidas pelo (51) 3210-4219. 

 

 

Gostou? Compartilhe