A União das Associações de moradores de Passo Fundo faz movimento para mudanças no 0800 da RGE, isto porque o serviço que funcionava em Caxias do Sul agora passou a ser operado no Estado de São Paulo. Luis Valendorf, Presidente da entidade reclama que a população gaúcha foi prejudicada com isto e que a entidade irá acionar o Ministério Público e Agência nacional de energia elétrica (ANNEL).
O líder comunitário diz que é um absurdo que o Rio Grande do Sul seja obrigado depender de um serviço oferecido em São Paulo e sem resultados os usuários ficam dependendo apenas do escritório local que também não tem sido eficiente como deveria ser. O vigilante Enedir Brizola Antunes reclama que tentou ligar para o 0800 por várias vezes e mesmo com vários protocolos não conseguiu efetivar o pedido e resolver o problema de retirar seu nome de uma conta na antiga moradia. “Fiquei por meia hora no telefone ouvindo uma música”, disse ele.
Novas instalações
A empresa não cumpre prazos estabelecidos pela lei e tem falhado nos critérios para corte e autorização de instalações novas, registra Valendorf. Ele questiona mudanças nas regras de novas instalações que acaba interferindo em projetos e produtos elétricos e que isto ocasiona prejuízos aos profissionais eletricistas e também consumidores. “A RGE esta muito distante da comunidade e estes problemas surgem quando a empresa começa a se comunicar apenas por mensagens de voz” desabafa o líder comunitário.
O eletricista Alexandre Hoppen alega que as regras modificam toda hora e a cada autorização para instalações a empresa cobra novas mudanças. “Acho importante ter regras de segurança, mas devemos nos defender de excessos que acabam apenas onerando o consumidor” diz o profissional.
O que diz a RGE
A RGE por meio da sua assessoria de comunicação informa que faz parte da CPFL energia que tem sede em São Paulo e que o 0800 funciona 24 horas nos sete dias da semana. Quanto aos corte a empresa cumpre resolução normativa da ANEEL de número 414 de 15 de setembro de 2010, artigo 172 que prevê suspensão da energia 15 dias após a notificação. As cobranças são feitas de acordo com cada operadora, conforme legislação brasileira. As novas instalações conforme RGE precisam respeitar uma norma técnica diferente da que esta em vigor e que a operadora não tem responsabilidade sobre os preços praticados no mercado.