O projeto de extensão Oficina de Arte: Exploração Tridimensional, do qual participa um grupo de cegos vinculado à Associação Passo-Fundense de Cegos (Apace), participou de uma atividade junto com o curso de Estética e Cosmética da Universidade de Passo Fundo (UPF) na tarde desta sexta-feira, 06 de novembro. O projeto, coordenado pela professora Margarida Pantaleão, da Faculdade de Artes e Comunicação da UPF (FAC), estimula os diferentes sentidos dos participantes, em uma relação estreita com a arte. Nesta sexta-feira, alunas e professoras de Estética e Cosmética realizaram massagem, esfoliação e limpeza de pele nos integrantes do projeto, que experimentaram novas sensações.
A participante da oficina Marta Luzia da Silva Rodrigues gostou da experiência. “Me fez lembrar minha mãe e minha irmã, que também tinham esses cuidados”, comentou. Para a coordenadora do curso de Estética e Cosmética, Margarete Rien, atividades como essa preparam os estudantes para atender a um público diverso, ao mesmo tempo em que evidencia a importância da profissão.
Oficina de arte: exploração tridimensional
O projeto de extensão Oficina de arte: exploração tridimensional é dirigido ao grupo de cegos vinculados à Associação Passo-Fundense de Cegos (Apace). Por meio da iniciativa, os participantes podem experimentar situações desafiadoras com diferentes materiais e ferramentas artísticas (obras de arte, fotografias e objetos em geral), criar possibilidades de expressão através do pensamento e representação tridimensional.
Dessa forma, os integrantes da Apace têm acesso às artes plásticas no que se refere a modelagem e a construções tridimensionais, através da disponibilidade de oficina teórico-prática para o desenvolvimento e a compreensão sobre a importância da subjetividade no que se refere aos sentimentos e suas relações com o mundo.