O conceito de uso coletivo dos espaços públicos chega ao Bairro Petrópolis através do Parque Linear do Sétimo Céu. Nessa segunda-feira (09), o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, assinou a Ordem de Serviço para o início da obra de revitalização dos 11 canteiros da Avenida Rui Barbosa, na presença de representantes de ciclistas, skatistas, estudantes, autoridades e comunidade. O projeto desenha a transformação da área, que será integrada para oferecer à população lazer, esporte e qualidade de vida.
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Petrópolis, João Luiz Grando, ressalta que uma intervenção sempre foi solicitada no local. "Aqui será construído o que a população mais precisa, um lugar de convivência e bem-estar. Vamos unir esforços para cuidar e para que tudo aconteça de acordo", disse. As intervenções, que serão realizadas nos mais de 12 mil metros quadrados da Avenida Rui Barbosa, atendem aproximadamente 20 mil habitantes.
Para o prefeito Luciano, é mais um momento importante para a cidade. "Temos feito obras em todas as regiões e este é o início de mais uma grande obra para uma região que merece. Esse parque nasceu muito antes, com uma sugestão da comunidade. É uma obra que transforma a cidade, uma vitória de todos", destacou Luciano, que também lembrou da recuperação de outros espaços públicos que acontecem em Passo Fundo, como o Parque da Gare e o Banhado da Vergueiro, além das praças que recebem melhorias constantes.
O projeto une equipamentos públicos e novos mobiliários, com o intuito de oferecer um local de entretenimento, esporte e convívio, bem como incentivar hábitos saudáveis e proporcionar momentos de compartilhamento do patrimônio público. Segundo o deputado estadual, Juliano Roso, são inúmeros projetos do governo municipal voltados para a cidade, que trazem benefícios para a vida de todos passo-fundenses. "Esta obra é aguardada há mais de 15 anos. Hoje, o prefeito Luciano dá início a esta ação que vai transformar o Bairro Petrópolis e a cidade. Nunca tantos espaços públicos foram revitalizados na nossa cidade", frisou ele.
De acordo com a secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert, o projeto traz ao Sétimo Céu, um patrimônio público natural, ferramentas para deixar a cidade mais humana. A empresa Plim, que venceu o processo licitatório, deverá concluir a obra em seis meses.
Integrar para qualificar
No projeto do Parque Linear do Sétimo Céu estão previstos serviços estruturais nos canteiros; construção de ciclovia com de 3 mil metros de percurso entre ida e volta; caminhódromo; pista de skate; quadra de esporte; cancha de bocha; playground; academia ao ar livre; mobiliários urbanos, como bicicletário e bancos; e paisagismo. Ainda, serão feitas mudanças na sinalização e marcação de estacionamento, por meio da reestruturação do trânsito do entorno.