OPINIÃO

Fontes em Off - 09/11/2015

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Ônibus novo

O empresário José da Silva Almeida entregou ontem o 15° ônibus para a frota da Transpasso com investimento de R$ 485 mil. Criada em 1995, a Transpasso já conta com 20 anos de funcionamento e, hoje, oferece três linhas diferentes que são realizadas com o trabalho dos 48 funcionários. O veículo é o último modelo no mercado e já vem adaptado para pessoas com necessidades especiais. O novo ônibus vai trafegar na linha Santa Maria – Vila Fátima e tem mais economia de combustível, faz parte da geração euro 5 e tem baixo custo de manutenção, destaca o empresário. Na entrega, Almeida destacou a necessidade de uma política de subsidio para as empresas de transportes, uma vez que isto incide diretamente no preço da passagem. “É cara para quem paga e insuficiente para cobrir custos e investimentos” registrou o empresário.

Parque do Sétimo Céu
Nesta segunda-feira, 9, a partir das 8h30, a Prefeitura de Passo Fundo convida a população para visitação ao local onde será construído o Parque Linear do Sétimo Céu. Na oportunidade, será dado início às obras. Evento acontece na Av. Rui Barbosa, no canteiro em frente a Faculdade Ideau, bairro Petrópolis.

Doação de livros
A Pediatria do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, recebeu uma visita especial na última quarta-feira, 4 de novembro. Alunos das escolas de Casca que participam de oficinas de teatro e música, organizadas pela Secretaria de Educação, foram até o hospital para realizar contação de histórias e fazer a entrega de 300 livros. Maria Beatriz Razera, Secretária de Educação de Casca, destaca que a iniciativa de ir até o hospital e de arrecadar os livros partiu das crianças. Os livros doados ficarão disponíveis para os pacientes no Espaço Lúdico e de Atendimento Pedagógico às Crianças Hospitalizadas e nas Bibliotecas Móveis do HSVP.

Capacitação I
A Emater/RS-Ascar firmou um convênio com o Sicredi para a capacitação de produtores rurais nos Centros de Treinamento que a Instituição mantém em diversas regiões do Rio Grande do Sul. A assinatura aconteceu na última quinta-feira, 05, na Central Sicredi Sul, em Porto Alegre. Pelo protocolo de cooperação a Emater/RS-Ascar ficará responsável pela promoção de cursos para as famílias dos produtores rurais associados ao Sicredi, que contribuirá com até 90% do valor das inscrições de cada participante, limitando a participação em uma capacitação por ano para cada associado. 

Capacitação II
De acordo com o presidente da Emater/RS, Clair Tomé Kuhn, o projeto teve início na região de Erechim, no primeiro semestre deste ano, oferecendo nove cursos ministrados no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre). “Avaliamos de forma muito positiva a experiência do Regional Erechim, em que os nossos gerentes, Gilberto Tonello e Neri Montepo, trabalhando juntamente com o Sicredi, estão conseguindo realizar mais cursos, em diversas áreas, para beneficiar os produtores rurais. Agora decidimos ampliar essa parceria e colocar os demais centros de treinamento e profissionais da Emater à disposição para promovermos mais capacitações”, explica Kuhn que acrescenta, ainda, que esta é uma forma de viabilizar a manutenção dos centros de treinamento, que contribuem muito com o setor primário do RS, levando conhecimento ao homem do campo mesmo em tempos de dificuldade econômica, como o que o Estado atravessa neste momento.

Capacitação III
Os Centros de Treinamento da Emater/RS-Ascar disponibilizam salas de aula e unidades didáticas equipadas, com instalações adequadas à realização das práticas dos conteúdos; alimentação e alojamento para a estada dos participantes durante a realização dos cursos, agregando dois ganhos importantes, o intercâmbio e a troca de experiências entre os colegas da turma; um corpo de extensionistas qualificados, técnica e didaticamente, que entendem e falam a linguagem dos participantes; e material didático preparado pelos facilitadores para cada curso.

Exposição I
A comunidade de Passo Fundo poderá conferir, até o dia 30 de novembro, a exposição “Mandala, Um Convite à Contemplação”, da artista Roberta Boscarin. Os trabalhos ficarão expostos para visitação gratuita no Espaço Expositivo do Sesc (Av. Brasil, 30), de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados, das 13h às 18h.

Exposição II
As Mandalas, figuras circulares organizadas com base no centro que podem representar a estrutura organizacional da própria vida, são um convite à contemplação em suas formas e cores que prendem o olhar e nos remetem ao nosso próprio centro, revelando a profunda estrutura do nosso Ser e a natureza humana da busca pela verdade interior. São instrumentos de autoconhecimento, de concentração, de expansão de consciência, de meditação. Mais informações podem ser obtidas junto ao Sesc Passo Fundo pelo telefone (54) 3313-4318.

Gostou? Compartilhe