Depois de vários dias com pouca variação entre as temperaturas máximas e mínimas, o que deu uma sensação térmica de frio, especialmente pela manhã, o sol reapareceu nos últimos dias e ontem (9) foi registrada a temperatura mais alta do mês de novembro, de 29ºC. Para esta semana, apesar da previsão de retorno da chuva, a expectativa é de que as temperaturas máximas voltem a ficar nos padrões do mês de novembro, ou seja, próximas dos 30ºC.
Nesta terça-feira (10), conforme a Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, o céu deve ficar nublado a encoberto e devem ocorrer pancadas de chuva. A temperatura mínima deve ficar em 17ºC e a máxima em 26ºC. Na quarta-feira (11) novamente o céu deve ficar de nublado a encoberto, há possibilidade de trovoadas e pancadas de chuva durante o dia e a noite. As temperaturas ficam entre a mínima de 18ºC e a máxima de 26ºC. “Praticamente a semana toda será de instabilidade”, reforça o obsevador meteorológico, Ivegndonei Sampaio. Para quinta-feira (12) a previsão aponta mais uma vez para céu nublado a encoberto, trovoadas e pancadas de chuva, que podem ser por vezes fortes. A mínima deve ficar em 18ºC mas a máxima já deve chegar aos 30ºC. A sexta-feira (13) também será de céu nublado a encoberto, com temperatura mínima de 18ºC e a máxima já podendo chegar aos 32ºC.
Até ontem a chuva registrada durante o mês de novembro foi de 33 milímetros, o que representa 25% da média normal histórica para o mês. No ano já são 1.848 milímetros de chuva acumulados, 3% acima da média.
Previsão no estado
A terça-feira (10) começa sol e deve terminar com tempestades em parte do estado, segundo o Centro Estadual de Meteorologia (CemetRS). No decorrer do dia a nebulosidade aumenta com a aproximação de áreas de instabilidades, que provocam chuva principalmente na Fronteira Oeste, Missões e Alto Vale Uruguai. Nessas regiões há risco de temporais localizados, com queda de granizo. As temperaturas ficam mais altas no Sul do estado, entre 25ºC e30ºC.
Para quarta-feira (11), o Cemet aponta que voltam às condições de temporais no Estado, porque o sol volta a aparecer e com isso as temperaturas sobem rapidamente. A combinação do calor e a passagem de uma área de baixa pressão irão provocar novos temporais. As cidades entre a região das Missões, Alto Vale do Uruguai e Planalto são as localidades que corre o maior risco, não se pode descartar queda de granizo. Nas demais regiões o risco é menor. E no Sul o sol até pode predominar.
Na quinta-feira (12), as áreas de instabilidade que pertencem à frente fria ainda provocam chuva em forma de pancadas e intercalando com períodos de tempo seco e sol. No Sul as condições de chuva são menores. As temperaturas sobem rapidamente e faz calor a tarde. Na sexta-feira (13) voltam às condições de temporais no Estado. As regiões que ficam no Noroeste até o Centro do Estado, estão entre as que correm o maior risco, pode ocorrer queda de granizo.