Prefeitura busca aproximação com agências de fomento da Região Sul

Em busca de trazer recursos para investimentos voltados ao desenvolvimento econômico e social do município, Prefeitura busca BRDE e Badesul

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em busca de trazer recursos para investimentos voltados ao desenvolvimento econômico e social do município, a Prefeitura de Passo Fundo, através das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Projetos Especiais e Captação de Recursos, conta com possibilidades oferecidas pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e pelo Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Badesul).

Na última semana, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva, e o secretário extraordinário de Projetos Especiais e Captação de Recursos, Édison Nunes, estiveram em Porto Alegre, a fim de conhecer as linhas de financiamento, juros e prazos das duas agências de fomento e eventuais contrapartidas do município. Além disso, o encontro com as diretorias instituiu uma aproximação para trazer futuras parcerias e viabilizar projetos que tragam benefícios para a população, com foco em empreendedorismo e inovação da cidade.

BRDE
A modernização da gestão para ampliar os recursos e a arrecadação do município pautou o encontro dos secretários municipais com o vice-presidente e diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos do BRDE, Odacir Klein. De acordo com o secretário Carlos Eduardo, ?a possibilidade de georreferenciamento, troca equipamentos na área de informática e construção de novas estruturas, como secretarias, são algumas das iniciativas possíveis de se angariar junto ao BRDE?, observou ele, no sentido de dar subsídios para os serviços prestados na esfera pública, suprindo eventuais carências.

Uma das novidades lançadas recentemente pelo banco é o BRDE Municípios, iniciativa para disponibilizar suporte técnico, financeiro e todo o conhecimento para viabilizar projetos nos municípios. Na primeira etapa do projeto, até dezembro de 2018, o BRDE prevê a transferência de R$ 450 milhões, sendo R$ 150 milhões a cada um dos três estados da Região Sul ? Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O BRDE foi fundado em 1961, no atendimento aos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, sendo referência em financiamentos de longo prazo para investimentos.

Badesul
Viabilizado pelo diretor de Participação e Inovação, Diogo Bier (Mano), com a consultoria da diretora de Operações do Badesul, Jeanette Halmenschlager, o encontro na instituição tratou sobre as demandas mais urgente para tratar o desenvolvimento econômico na cidade, com o estudo de uma linha de crédito para desenvolver uma estrutura completa ao local que está sendo planejado para incentivos. ?A linha de crédito vai desde o asfalto, a ligação de energia elétrica, entre outras necessidades para disponibilizar e regularizar esse minidistrito como uma ação concreta?, disse Carlos Eduardo.

O Badesul é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e busca promover o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul, oferecendo um conjunto de soluções financeiras de longo prazo para projetos.

Planejamentos futuros
Os projetos levantados e possibilidades de financiamento ainda estão sendo estudados, sendo o encontro com as instituições uma maneira de criar diálogo e aproximar as ações que ambas oferecem a Passo Fundo.

Gostou? Compartilhe