Chuva para no sábado e domingo e volta na próxima semana

Área de instabilidade que causou o cancelamento do jogo do Brasil contra a Argentina na quinta-feira chegou e causou chuva intensa na sexta-feira em Passo Fundo

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A forte área de instabilidade que causou a chuva responsável pelo cancelamento do jogo do Brasil e Argentina na noite de quinta-feira (12) chegou à região na manhã de sexta. Logo nas primeiras horas do dia, ela ocasionou fortes pancadas de chuva, acompanhadas de trovoadas, descargas elétricas e rajadas de vento de até 45 quilômetros por hora, de acordo com informações do observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet Ivegndonei Sampaio. No final de semana, o céu permanece encoberto, mas a chuva só deve voltar na noite de domingo e permanecer por toda a semana. 

Durante o sábado e o domingo, apesar da permanência da nebulosidade, não deve chover e as temperaturas devem ficar entre 16ºC e 18ºC. A chuva deve retornar a partir da noite de domingo e se estender por toda a semana, pelo menos até sexta-feira. De acordo com Sampaio, a permanência da área de instabilidade na região por vários dias não é anormal, principalmente tendo em vista que estamos em um período de ocorrência do fenômeno meteorológico El Niño.

Na sexta-feira, apesar da chuva forte, das rajadas de ventos e descargas elétricas, não foram registrados grandes problemas em Passo Fundo. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, durante a chegada da frente fria ainda pela manhã, devido a queda de energia elétrica ocorreram alguns curtos-circuitos quando ela foi restabelecida em algumas residências. Mesmo assim, não houveram grandes danos.

Até a tarde de sexta-feira, o volume de chuva registrado pela Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet era de 110mm que representa 83% da média esperada para o mês de novembro, que é de 132mm. Durante os 13 primeiros dias de novembro, apenas em quatro não choveu em Passo Fundo. Além disso, a média da umidade relativa do ar até o momento está quase 10 pontos percentuais acima do esperado.

Raios atingem a região

Além da chuva e do vento forte, houve grande incidência de raios em Passo Fundo e na região. Em nota divulgada na tarde de sexta-feira, a RGE informou que no início da manhã de ontem foram registrados na região mais de 5,2 mil descargas atmosféricas (raios) em um intervalo de apenas duas horas. Um desses eventos pode ter ocasionado o desligamento do sistema de transmissão de responsabilidade da CEEE que abastece Passo Fundo e municípios vizinhos da RGE. Em função disso, cerca de 105 mil clientes em Passo Fundo, Marau e Casca tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido por cerca de 30 minutos no começo da manhã.

Um desses raios atingiu uma residência na rua Dirceu Sander, na Vila Ricci e provocou uma descarga na rede elétrica, resultando em curto circuito em lâmpadas, tomadas e na caixa de luz. Os bombeiros foram até o local para realizar o atendimento da ocorrência. O Corpo de Bombeiros também atendeu a um chamado no ESF do bairro Hípica, onde os funcionários disseram ter sentido cheiro de queimado. Os bombeiros acreditam que um raio pode ter atingido a rede elétrica próxima ao posto e orientou os funcionários a procurarem um eletricista para avaliar a situação.

Segundo a RGE, mesmo com a normalização da situação, os técnicos permaneceram em campo durante toda a sexta-feira atendendo os eventos no sistema de distribuição e todas as equipes seguiram em alerta para eventuais ocorrências ocasionadas pelos temporais.

 

Gostou? Compartilhe