OPINIÃO

Coluna Saul Spinelli

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Tragédias

Diariamente ao ligarmos a televisão, ouvirmos o rádio ou lermos os jornais as tragédias são as mais variadas possíveis e quando não são elas para nos atormentar a corrupção invade nossos lares com fatos novos diariamente. Ao acessarmos as redes sociais a preocupação é mais de criticar quem coloriu os face com as cores da França ou optou por sensibilizar-se com tragédia de Minas Gerais. Nossa revolta deve ser com a intolerância humana, maldade, falta de amor, paciência, preconceito ou qualquer outra ação que desrespeite a vida humana e a democracia. Conviver com quem amamos ou de fato com aqueles que pensam como a gente é fácil e cômodo, quero ver respeitar aqueles que agem e pensam de forma contrária ao que defendemos. As redes sociais são a grande tribuna popular, mas devemos tomar cuidado para que nossas postagens deixem de ser respeitosas e democráticas. Vejo aqueles que defendem suas opiniões e exigem respeito, não terem nenhum constrangimento de exporem outras pessoas com palavras impublicáveis para aqueles que valorizam a civilidade.

Democracia

Democracia é uma via de duas mãos. Vai e volta. Não existe possibilidades de exigir respeito se não tenho com os outros. Mais do que palavras o que de fato vale, são nossas atitudes. Ódio leva ao ódio e podemos ver  diariamente em nosso planeta. Vamos cuidar o que curtimos, compartilhamos e comentamos, as vezes o silêncio é a melhor postura.

Guerra

Se pararmos sem ódio, cores partidárias e opções religiosas, poderemos ver com a razão o mundo que vivemos. As guerras diárias que temos diariamente. Temos fome e miséria na África e situações semelhantes no nordeste. Morrem 1.2 milhão por ano no mundo vítimas de acidentes de trânsito e a previsão que em 2030 esta seja a 5° maior causa de mortes.  Morreram muitas pessoas no Brasil, vítimas dos medicamentos com farinha e outros por ingerirem leite com soda e outras substâncias proibidas. No Brasil temos 143 homicídios por dia, que chega a 10 mortes por 100 mil habitantes e uma aumento anual de 13,4%. O que isto significa?

Guerra II

Temos guerras todos os dias. O ato de terrorismo em Paris é cruel e deve ser repudiado sim, assim como foi o 11 de setembro, mas devemos  debater como estão os  atos de terrorismo na nossa aldeia. Talvez não possamos influenciar com meus atos a violência no outro lado do planeta, mas com certeza posso mudar a realidade de minha rua, minha vila, meu bairro e minha cidade. Vamos pensar nisto amigos e nos conscientizarmos que respeito e palavras como obrigado, por favor, com licença, desculpe ou até mesmo elogios mudam a vida para melhor. Sorrir não custa nada e muda muita coisa para melhor. Temos que nos exercitarmos para priorizarmos a felicidade e não como constantemente fizemos que é a discussão diária para termos razão em tudo.

Saúde

Eu quero aqui deixar registrado o absurdo dos salários de nossas técnicas de enfermagem. Conheço muitas que fazem dois turnos para sobreviverem. Estas profissionais salvam vidas e fazem o primeiro atendimento dos pacientes. É urgente pois temos técnicas que não recebem R$ 1.000,00 e outras que trabalham doze horas para receber R$ 1.500,00. Por isto eu digo que a aprovação da CMPF se houver, deve ser vinculada parte no aumento dos profissionais. 

 

Gostou? Compartilhe