Servidores do Judiciário Federal de Passo Fundo realizaram um Apagão durante todo o dia de ontem, pela derrubada do veto ao Plano de Cargo e Salário (PLC 28/15) que trata da reposição salarial da categoria. A expectativa era de que na sessão de ontem à noite, no Congresso Nacional, acontecesse a tão aguardada votação de derrubada do veto 26 da presidente Dilma. Os funcionários permaneceram reunidos em frente ao prédio da Justiça Federal. Apenas os serviços considerados essenciais foram mantidos. O apagão ocorreu em nível nacional.
Com uma greve de 115 dias, a categoria conseguiu aprovar no Senado o PLC 28/15, que estabelece reajuste escalonado para os servidores do Poder Judiciário da União. O projeto prevê aumento que varia de 53% a 78,56%.
Em razão do veto, a pauta voltou para o Congresso. “Estamos há 9 anos com os mesmos salários” afirmou o diretor de base do Sintrajufe, Neri Nunes Cavalheiro. Segundo ele, um representante de Passo Fundo foi enviado a Brasília para acompanhar os trabalhos e participar de um ato. Nesta quarta-feira, os servidores voltam ao trabalho.