Um dia dedicado ao campo

Escolas rurais de Passo Fundo expõem trabalhos desenvolvidos durante o ano letivo que enfatizam a preservação do meio ambiente, a importância da produção rural e a vida do campo

Por
· 2 min de leitura
Exposição de trabalhos foi um dos destaques do Dia de Campo das escolas ruraisExposição de trabalhos foi um dos destaques do Dia de Campo das escolas rurais
Exposição de trabalhos foi um dos destaques do Dia de Campo das escolas rurais
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As belezas, os desafios e o dia a dia da vida no campo foram alguns dos aspectos apresentados pelas escolas rurais de Passo Fundo durante o Dia do Campo, realizado na terça-feira (17), no Salão da Igreja de São Roque. A atividade foi promovida pela primeira vez e abrangeu as Escolas Estaduais de Educação Infantil Abhramo Ângelo Zanotto (Distrito de São Roque), Padre Paulo Jacques (Distrito de Santo Antonio do Capinzal) e Cláudio Manoel da Costa (Distrito de Pulador). O evento também contou com o apoio da Emater e Cresol. Autoridades e integrantes da comunidade também prestigiaram as atividades.

Durante todo o ano de 2015, as escolas do interior realizaram uma série de trabalhos mostrando a lida no campo, a produção dos alimentos, as diferenças entre o interior e a cidade, a preservação do meio ambiente, entre outros aspectos do cotidiano da vida rural. Os temas foram apresentados ao público em forma de cartazes, maquetes, poesias, teatro, dança e música. “Nossas escolas são conhecidas como escolas do campo. A ideia é mostrar para a sociedade o trabalho que desenvolvemos durante todo o ano. Muitas pessoas imaginam que as escolas do campo são largadas e estamos aqui para mostrar o contrário. Mostrar que estamos fazendo um trabalho cada vez mais significativo e com resultados fantásticos”, declarou a diretora da Abhramo Ângelo Zanotto, Rosana Araldi

A valorização do trabalho do homem do campo e o meio ambiente foram marcantes nas apresentações. “Enfatizamos a importância do homem rural, daquele que nos abastece com alimentos. Precisamos imensamente do homem do campo. Também realizamos trabalhos sobre o meio ambiente. O ambiente do interior precisa ser ainda mais preservados e precisamos transmitir aos nossos alunos ensinamentos para que eles tratem bem o espaço onde vivem”, revelou Rosana.

A aluna da Escola Abhramo Ângelo Zanotto Emanuele Zanotto de Amaral, 11 anos, salientou o trabalho feito na escola e os aspectos positivos de morar no campo. “Fizemos muitos trabalhos para representar as coisas que tem no campo, os animais e a natureza. Neste Dia de Campo apresentamos um teatro sobre a família no campo. Moro em São Roque e gosto de morar aqui, ouvir o som dos pássaros. É importante também preservarmos a natureza para respirarmos melhor”, declarou a estudante.

A diretora da Escola Padre Paulo Jacques, Viviani de Felippo, também destacou as atividades desenvolvidas nas escolas do interior. “Realizamos muitos trabalhos importantes durante o ano e esse evento é uma oportunidade de mostrá-los para a comunidade”, disse a diretora.

Atividades e trabalhos importantes que valorizam o trabalho das escolas do interior e estimulam os estudantes. “A nossa apresentação é para conscientizar as pessoas para que não joguem lixo no chão. Tem muitas pessoas que vem colocar lixo nas estradas do interior. Isso faz mal para o meio ambiente, para as nascentes e para o solo”, disse a aluna da Escola Padre Paulo Jacques.

 

Gostou? Compartilhe