As belezas, os desafios e o dia a dia da vida no campo foram alguns dos aspectos apresentados pelas escolas rurais de Passo Fundo durante o Dia do Campo, realizado na terça-feira (17), no Salão da Igreja de São Roque. A atividade foi promovida pela primeira vez e abrangeu as Escolas Estaduais de Educação Infantil Abhramo Ângelo Zanotto (Distrito de São Roque), Padre Paulo Jacques (Distrito de Santo Antonio do Capinzal) e Cláudio Manoel da Costa (Distrito de Pulador). O evento também contou com o apoio da Emater e Cresol. Autoridades e integrantes da comunidade também prestigiaram as atividades.
Durante todo o ano de 2015, as escolas do interior realizaram uma série de trabalhos mostrando a lida no campo, a produção dos alimentos, as diferenças entre o interior e a cidade, a preservação do meio ambiente, entre outros aspectos do cotidiano da vida rural. Os temas foram apresentados ao público em forma de cartazes, maquetes, poesias, teatro, dança e música. “Nossas escolas são conhecidas como escolas do campo. A ideia é mostrar para a sociedade o trabalho que desenvolvemos durante todo o ano. Muitas pessoas imaginam que as escolas do campo são largadas e estamos aqui para mostrar o contrário. Mostrar que estamos fazendo um trabalho cada vez mais significativo e com resultados fantásticos”, declarou a diretora da Abhramo Ângelo Zanotto, Rosana Araldi
A valorização do trabalho do homem do campo e o meio ambiente foram marcantes nas apresentações. “Enfatizamos a importância do homem rural, daquele que nos abastece com alimentos. Precisamos imensamente do homem do campo. Também realizamos trabalhos sobre o meio ambiente. O ambiente do interior precisa ser ainda mais preservados e precisamos transmitir aos nossos alunos ensinamentos para que eles tratem bem o espaço onde vivem”, revelou Rosana.
A aluna da Escola Abhramo Ângelo Zanotto Emanuele Zanotto de Amaral, 11 anos, salientou o trabalho feito na escola e os aspectos positivos de morar no campo. “Fizemos muitos trabalhos para representar as coisas que tem no campo, os animais e a natureza. Neste Dia de Campo apresentamos um teatro sobre a família no campo. Moro em São Roque e gosto de morar aqui, ouvir o som dos pássaros. É importante também preservarmos a natureza para respirarmos melhor”, declarou a estudante.
A diretora da Escola Padre Paulo Jacques, Viviani de Felippo, também destacou as atividades desenvolvidas nas escolas do interior. “Realizamos muitos trabalhos importantes durante o ano e esse evento é uma oportunidade de mostrá-los para a comunidade”, disse a diretora.
Atividades e trabalhos importantes que valorizam o trabalho das escolas do interior e estimulam os estudantes. “A nossa apresentação é para conscientizar as pessoas para que não joguem lixo no chão. Tem muitas pessoas que vem colocar lixo nas estradas do interior. Isso faz mal para o meio ambiente, para as nascentes e para o solo”, disse a aluna da Escola Padre Paulo Jacques.