Eleições comunitárias
O movimento comunitário fez bonito no último final de semana. Foram mais de 12 mil pessoas que votaram em um processo eleitoral facultativo. Disputa democrática e que valoriza o movimento comunitário. A Uampaf sai fortalecida, pois mostra que nada melhor que o pleito eleitoral para renovar forças e também promover renovações importantes para a vida desta entidades. Faço parte do movimento desde 1985 quando atuava no grêmio estudantil do Protásio Alves, depois Leo Clube, CLJ e por fim na associação de moradores. Acredito que não existe caminho sem luta, persistência e projetos. Temos que fazer a pressão democrática para que de fato os governos atendam as demandas da sociedade. Líder comunitário não deve ser amigo e nem inimigo de governo e sim parceiro de sua comunidade. Cobra é um dever do líder comunitário e fazer é obrigação de quem governa. Parcerias são possíveis e pessoas de boa vontade fazem as coisas acontecerem. Parabéns aos eleitos e que deus ilumine os passos de todos para que dia a dia possamos todos construir uma cidade cada vez melhor.
Bebida alcoólica
Não entendo tantas leis limitando o cigarro em restaurantes, locais públicos, CTGs, clubes se isto não é feito com rigor com a bebida alcoólica. Os problemas sociais e de saúde são infinitamente maiores com a bebida do que com o cigarro. O cigarro mata e concordo com as leis, tem que proibir mesmo, mas a bebida mata e provoca inúmeras violências. Pessoas bebem, dirigem, matam, batem e destroem famílias inteiras com este vicio maldito. Pessoas bebem em praças, canteiros, calçadas e depois deixam tudo sujo e pegam seus carros. Fumar é grave e beber também é grave.
Bebida alcoólica II
Quer fumar? Fume em casa. Quer fumar? Fume em locais permitidos pela lei. Quer beber? Pode beber em todos os lugares e até mesmo na barraquinha em frente à Igreja. Mulheres são espancadas pelos seus maridos bêbados, pessoas são atropeladas por motoristas bêbados. Procissão em homenagem a mãe do Jesus cristo vende bebida alcoólica e depois todos saem dirigindo como se isto fosse normal. Culpa de quem? O trânsito, sinaleiras, falta de sinalização. Que hipocrisia. Quando será que vamos tratar a questão da bebida alcoólica com o mesmo rigor que tratamos a do cigarro. Local público é público porque é de todos e não de alguns.
Política
Todos falam em política e culpam os políticos de todos os desastres de corrupção que acontece no Brasil e no mundo. Temos que debater este assunto de frente e nos conscientizarmos que a política é resultado das escolhas da própria sociedade. Quer educação para seus filhos, mas prioriza o asfalto. Quer saúde para sua família, mas prioriza o asfalto. Quer político honesto, mas cobra vale gasolina, britas, carga de terra, sacola econômica ou os famosos PL ou massa com galeto. Temos que lutar e pedir o asfalto, mas estarmos atentos com a educação, saúde, lazer e segurança de nossa comunidade. Devemos ao escolher nossos candidatos com rigor e perguntar a todos se de fato querem trabalhar ou já fizeram algo para a sociedade. Temos bons candidatos, mas os mentirosos muitas vezes tem vantagens, pois não tem compromisso com a verdade. Eleitor amigo, ao votar no candidato saiba quem é, quem foi, o que fez e se pode te representar. Ao ser eleito o seu candidato recebe uma procuração em branco e desta forma pode decidir por você sobre aumento de salários, corte de direitos e até mesmo sobre a tua vida. E mais uma dica, respeito o candidato que nem sempre te diz sim e quando não é possível diz não. Este certamente será um bom representante. Bons eleitores buscam bons políticos e bons políticos esperam bons eleitores.
CUFA
Com muita alegria recebi o pessoal da CUFA, Central única de favelas. Projeto extraordinário realizado em várias cidades do mundo inteiro. A idéia é instalar o projeto em Passo Fundo e fico feliz porque certamente investir nas crianças e adolescentes é de fato a certeza que teremos uma cidade, estado e país melhor. Que venha a CUFA que estaremos recebendo de braços abertos.
LBV
Em 2015 será pela 8° vez que a LBV entrega em parceria com a Prefeitura mais de 2000 cestas de natal para nossas famílias vulneráveis. A LBV em conversa com Beto Albuquerque e o Prefeito Luciano Azevedo também discute a possibilidade de instalar em Passo Fundo uma sede dos seus trabalhos. Viva LBV, viva Passo Fundo. Viva o social.