Lombadas eletrônicas em ação

Velocidade máxima permitida é de 50 km/h. O único ponto que terá velocidade de 40 km/h é na Avenida João Catapan, no bairro Santa Marta

Por
· 1 min de leitura
Lombada eletrônica foi instalada em frente a Escola Municipal Notre Dame para proporcionar mais  segurança na travessia dos alunos neste localLombada eletrônica foi instalada em frente a Escola Municipal Notre Dame para proporcionar mais  segurança na travessia dos alunos neste local
Lombada eletrônica foi instalada em frente a Escola Municipal Notre Dame para proporcionar mais segurança na travessia dos alunos neste local
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As lombadas eletrônicas instaladas no perímetro urbano começam a funcionar nesta quarta-feira (25), em Passo Fundo. A velocidade máxima permitida nestes equipamentos é de 50 km/h, com exceção da lombada existente na Avenida João Catapan, no bairro Santa Marta, em frente a Escola Municipal de Ensino Fundamental Notre Dame, onde a velocidade é de 40 km/h. Os sensores existentes nos semáforos, conhecidos como furões, ainda não estão funcionando.

O perímetro urbano conta com 48 faixas de lombadas eletrônicas. Desde que a administração do prefeito Luciano Azevedo assumiu a Prefeitura de Passo Fundo, houve uma diminuição de 25% no número de lombadas com o objetivo de readequar o sistema. Os equipamentos foram realocados para pontos importantes. Na Avenida Brasil, por exemplo, foram instaladas lombadas eletrônicas próximo ao trevo da BR 285, no bairro Petrópolis, e na curva entre as ruas Nodário T. De Carvalho e Pulador, no bairro Boqueirão, onde já foram registrados inúmeros acidentes.

As lombadas são mais que dispositivos para controlar a velocidade dos veículos, são instrumentos que contribuem para um trânsito mais seguro. “As lombadas mantêm a disciplinação dos condutores de veículos naqueles pontos importantes fazendo com que os motoristas diminuam a velocidade e, principalmente, contribuem para a travessia mais segura do pedestre”, disse o secretário municipal de Segurança Pública, Darci Gonçalves da Rosa.

A responsabilidade dos motoristas e pedestres também foi destacada pelo secretário de Segurança. “Entendemos que o pedestre também devem fazer a sua parte. Muitos ignoram as faixas de segurança. Tanto o condutor quanto o pedestre são responsáveis por um trânsito seguro. Pedimos que as pessoas respeitem a sinalização e façam a sua parte”, ressaltou Gonçalves.

Os alunos da Escola Municipal Notre Dame, localizada na Avenida João Catapan, também poderão, a partir de agora, atravessar a via com mais segurança. “O único ponto que terá velocidade de 40 km/h é a Avenida João Catapan, em frente a escola. Essa rua é estreita e a escola tem anexo no outro lado da rua. A lombada foi instalada para dar mais segurança para os estudantes atravessarem a rua”, destacou o secretário. 

Semáforos
A fiscalização eletrônica do perímetro urbano de Passo Fundo também é composta por 95 furões, que são os controladores dos semáforos. Estes sensores ainda não entraram em funcionamento. “Estes controladores ainda não estão concluídos. A empresa tem um prazo até o final do mês para concluir os trabalhos. Houve muitas interferências climáticas”, justificou Gonçalves.

 

Gostou? Compartilhe