OPINIÃO

Fatos - 27/11/2015

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Paradigmas
O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, e o secretário de Infraestrutura do Estado, Pedro Westphalen, comungam de um mesmo pensamento: o Rio Grande do Sul precisa de projetos de Estado, deixando de lado as rusgas político-partidárias que diminuem o debate em torno de problemas crônicos e graves como a infraestrutura e a logística. Os dois foram as estrelas do primeiro dia da Logistech, ontem à tarde, evento promovido pela Universidade de Passo Fundo, M2B e Sest/Senat. “Perdemos para nós mesmos. Não vemos nossos parceiros como aliados e precisamos sair do paradigma do conflito para o diálogo”, disse Jairo Jorge ao relator um levantamento feito pela Famurs depois de vários encontros regionais que identificaram os gargalos do Estado. “As políticas devem ser de Estado e não de governo”, pontuou. Westphalen foi na mesma linha de pensando ao defender que, neste momento de dificuldades, não adianta achar culpados. “É preciso olhar para frente, com visão estratégica de longo prazo”.

Parceria
Pedro Westphalen anunciou que vai entregar, na próxima terça-feira, o projeto com o conjunto de estradas que podem ser concedidas. O governo está convicto de que a Parceria Público-Privada é a única alternativa para melhorar a malha rodoviária. No entanto, avalia que o Estado também deve focar na mudança da lógica dos modais, já que o Estado possui condições de melhorar a malha ferroviária e ocupar mais a hidroviária.

Papel

A UPF, segundo o Reitor José Carlos Carles de Souza está cumprindo o papel de reunir e mobilizar a região em torno das demandas de infraestrutura, para assegurar o desenvolvimento. Ele sugeriu inclusive que o projeto que pretende criar a nova Região Metropolitana, tendo como sede Passo Fundo, seja revisto pelo autor deputado Juliano Roso, PCdoB, para ampliar o número de municípios. A futura Região Metropolitana ganharia mais força.

Presenças

O debate que encerrou a Logistech, ontem à tarde, contou ainda com as presenças do empresário Erasmo Battistella, que expos o esforço da indústria gaúcha em competir no mercado interno e externo diante das deficiências de infraestrutura. Também participaram o secretário de Desenvolvimento do Município, Carlos Eduardo Lopes da Silva e do presidente da Câmara, vereador Márcio Patussi.

A favor do Uber
O diretor do Instituto Brasileiro de Trânsito, Fernando Ernst, informa que vai iniciar um trabalho de mobilização contra a proibição do Uber em Passo Fundo. O projeto é do vereador Isamar Oliveira, PT, que pretende proibir o uso do aplicativo no âmbito municipal. Fernando diz integrar a “Frente Parlamentar Em defesa do Trânsito” e o grupo “Multiplicadores do Trânsito”.
 

Gostou? Compartilhe