OPINIÃO

Emagrecer não é tão difícil, o difícil é manter-se magro

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Ana Maria Bueno é professora, nutricionista clínica, personal nutri, com especialização em Serviços de Alimentação e Hotelaria, Obesidade e Emagrecimento, Nutrição nos Ciclos da Vida e em Cirurgia Bariátrica
[email protected]
http://www.nutrianamaria.com.br

Aqueles que vivem em razão da dieta sabem muito bem que emagrecer é uma atividade Possível e não muito difícil. Basta reduzir a ingestão de calorias e praticar habitualmente ginástica.
A dificuldade, porém, é manter-se magro após o término do regime. Apenas 5% das pessoas que emagrecem utilizando-se da dieta permanecem como tal. Entretanto, 95% recuperam de forma até rápida os quilos perdidos durante a dieta. É necessário  um esforço muito grande e uma força de vontade indomável para manter-se estável nessas circunstâncias.
Não se pode tratar este assunto de forma radical. Quem quiser se manter em forma deve reduzir porções da sua alimentação, comer mais frutas e verduras, afastar doces e fast food. Depois de realizadas muitas pesquisas e estudos dos expercts concluíram e firmaram algumas regras básicas para a pessoa continuar no seu peso ideal, quais sejam:
-   jamais passar fome;
- comer bem, porém de forma balanceada e com qualidade;
-  transformar a atividade física num hábito diário;
- ingerir frutas e verduras e incluir no cardápio diário comida mediterrânea.

A ingestão de carboidratos faz parte de uma dieta, desde que saibamos escolher os carboidratos bons que são auxiliares no emagrecimento, como os alimentos com fibras, legumes, verdura e grãos integrais. Já, os carboidratos ruins, são aqueles que liberam muito açúcar no sangue.
Nesse grupo estão inseridos os alimentos feitos de Açúcar e farinha refinada, como por exemplo: o pão francês e a grande maioria dos biscoitos.
Os carboidratos, em verdade, transforma-se em Açúcar logo apos digeridos.
No entanto, é bom elucidar que a diferença é que a quantidade produzida pelos carboidratos   ruis é maior. Na missão de transformar esse açúcar em energia, o corpo libera uma substância chamada insulina, hormônio cuja função principal é armazenar energia.
Quanto maior a quantidade de Açúcar no organismo, maior a de insulina. O estoque, ou seja, o depósito excessivo desse hormônio aumenta o nível de gordura e dificulta o emagrecimento.
É  bom destacar, também, que o stress é um fator impeditivo do emagrecimento.
A ingestão de proteínas e de gorduras são necessários à boa saúde.
A proteína é indispensável para regular a digestão do carboidrato. Por exemplo, se você comer macarrão e carne, engordará menor do que comer só a massa.       Destarte, deve-se dar preferência às proteínas magras encontradas nas carnes brancas como peixe e aves, também na clara do ovo e no soja.
Aqui, recomenda-se ainda a ingestão de castanhas e azeite de oliva extra virgem.
Estudos e pesquisas concluíram que a gordura saudável facilita a manutenção do peso.
Para concluir, queremos dizer que não  pode faltar numa dieta de sucesso a determinação e a vontade férrea de mudar os hábitos de vida, sem o que a iniciativa não terá êxito.

(Foto: Divulgação)
Apenas 5% das pessoas que emagrecem utilizando-se da dieta permanecem como tal

Gostou? Compartilhe