Muito além do constrangimento
A previsão feita na coluna passada sobre a possibilidade de haver apenas dois candidatos a prefeito na eleição do próximo ano suscitou inúmeras especulações. Os que leram nas entrelinhas acertaram o prognóstico feito pelo escriba: o PT poderá não apresentar candidato à majoritária. Presente nas eleições desde 1988, quando concorreu a prefeito com Elton Scapini, elegendo apenas o vereador Altivir Scariot, o PT concorreria ainda sem sucesso em 1992 e 1996, também com Scapini.
I I
Com uma vitória apertada em 2000 o PT levou ao paço municipal Dino Giaretta e Paulo Roberto dos Santos, prefeito e vice, respectivamente. Quatro anos depois Giaretta foi reeleito com uma diferença de 187 votos em relação aos obtidos por Natalício Botolli (PP) e Flávio Dalla Costa (PMDB), candidatos a prefeito e vice. Na mesma eleição Pedro Paulo Prezzotto (DEM) e Pedro Tomelero (PTB) receberam 3.081 votos, e Marcelo Figueiredo (PL) 65,
I I I
Nos dois últimos pleitos (2008 e 2012), Pedro Paulo Prezzotto (DEM) foi vitorioso, com Natalício Botolli (PP) e Maurício Soligo (PP), vice-prefeitos, nesta ordem. Em ambas o candidato Osvaldo Antunes de Oliveira Filho (PMDB) ficou na segunda posição, seguida de Jairo Galina (PT), em 2008, e Irineu Queiroz (PT), na última. A renovação dos quadros partidários tem sido um problema na política local. O PT, controlado pelo grupo do ex. prefeito Dino, talvez seja o mais crônico.
I V
A dificuldade na busca dos votos e no corpo-a-corpo com os eleitores já foi sentida na eleição do ano passado. E a situação deverá ser mais crítica em 2016. Com parte do panteão petista investigados, muito deles presos ficará difícil falar dos projetos locais. Para agravar, a situação econômica e o desemprego corrobora. É crível que a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT) atormente ainda mais as fileiras de sua agremiação. E nem os mais otimistas acreditam que o caso envolvendo o líder do governo no senado da República seja a pá de cal dos escândalos.
Curtas:
# Após abandonar as fileiras do PMDB, pelo qual foi eleito vereador e prefeito de Getúlio Vargas, Aldino Beledeli não cogita deixar a política.
# Convidado por lideranças de diferentes siglas, Beledeli não esconde a simpatia pelo PSDB.
# Se optar pela sigla que tem como símbolo o tucano, o ex. prefeito deverá tirar o PSDB dos bastidores onde está desde a saída de Italo Marcon, atual dirigente local do PSD.
# O executivo enviou para o legislativo projeto de lei que prorroga o prazo para adesão ao Programa Refaz.
# O projeto entrou na pauta da sessão ordinária da Câmara de Getúlio Vargas na noite de quinta-feira (26).
# Parte dos contribuintes em atraso, principalmente com o IPTU, já haviam sido notificados pelo erário e colocado os débitos em dia.
# A programação da 7ª edição do Natal Espírito que Contagia, realizado pela Prefeitura de Getúlio Vargas, ACCIAS e CDL já está sendo divulgada.
# Ela terá inicio neste domingo (29) e se estende até o dia 20 de dezembro, e é alusiva também aos 81 anos de emancipação do município.
# Um dos momentos mais significativos, a entrega do Troféu Destaque Econômico, está programado para a noite do dia dez.
Dito & Feito:
O deputado estadual Alexandre Postal (PMDB) cumpriu na semana passada uma intensa agenda em Brasília. Durante conversa com a Ministra Kátia Abreu (PMDB), da Agricultura, fez um apelo para que interceda pelo aumento do orçamento da União, garantindo recursos para honrar o seguro agrícola da uva, já contratado pelos produtores.