Na manhã de domingo, 29, o Cemitério Municipal da Vera Cruz, recebeu milhares de fiéis da região para celebrar, através de uma missa, os 50 anos da morte de Maria Elizabeth de Oliveira, considerada Santa Popular por ter previsto a própria morte. O espaço foi coberto para receber os peregrinos e a Prefeitura de Passo Fundo disponibilizou de som, palco, cadeiras e banheiros para o encontro religioso.
Cerca de 20 ônibus trouxeram à cidade, moradores de outras regiões. Além de Passo Fundo, as cidades de Farroupilha, Pedro Osório, Cerrito, Santana do Livramento, São Gabriel, Artigas (Uruguai), Nova Prata e Vacaria, entre outras, incluem no roteiro de suas excursões visitas ao túmulo de Maria Elizabeth. “É orientação do prefeito Luciano Azevedo a presença do poder público nos eventos que ocorrem em nossa cidade e é com satisfação que trouxemos uma boa estrutura para receber os fiéis da Maria Elizabeth” conta o presidente da PassoTur, Daniel Lé.
Diariamente, o túmulo da Santa Popular recebe a visita dos que creem em sua intercessão. As visitas se intensificam em novembro e especialmente nos dias próximos à data do seu falecimento - 28 de novembro - a peregrinação para agradecimento e pedidos é muito maior. “Fiquei sabendo da santa pelo relato de uma colega de trabalho. Quando o meu sobrinho de três anos foi vítima de um acidente de carro, pedimos proteção e hoje o menino está voltando a caminhar”, conta Maria Noeli, moradora da cidade de Rivera, no Uruguai.
Canonização
O padre José Schoor, que celebrou a missa, afirmou que nos próximos dias reunirá documentos para encaminhar o processo de canonização de Maria Elizabeth. “Recebemos um apoio muito importante da Prefeitura com a estrutura para viabilizar o encontro dos fiéis aqui em Passo Fundo. Agora vamos seguir a caminhada enviando o pedido de canonização para a Arquidiocese e assim, posteriormente, ao Vaticano”, contou.